Uma prova só

Presidente da OAB defende Exame da Ordem unificado

Autor

1 de março de 2007, 18h18

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, defendeu nesta quinta-feira (1/3) a unificação do Exame da Ordem para a obtenção da carteira de advogado. “Só temos a ganhar com a unificação do Exame de Ordem. A mesma prova, aplicada em uma única data e com o mesmo conteúdo em todo o Brasil, evitarão as discrepâncias entre os exames aplicados por seccionais diferentes”, afirmou Britto, na abertura da reunião dos presidentes das Comissões de Exame de Ordem das 27 Seccionais da OAB, realizada em Brasília.

Britto lembrou que nunca se usou o exame com parâmetro oficial para análise do ensino jurídico, pois as provas são diferenciadas, organizadas e aplicadas separadamente. “Uma única prova seria a melhor a melhor referência para o Brasil sobre as faculdades de Direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos”, afirmou o presidente da OAB. “Ajudaríamos a instituição de ensino, que está ruim, a melhorar e, se não melhorasse, teríamos instrumento para fechar todas as faculdades de péssima qualidade”.

O Ministério da Educação já afirmou para a entidade, que, se houvesse a unificação, o exame seria reconhecido como avalizador para os processos de reconhecimento e revalidações das faculdades de Direito.

No entanto, o presidente da OAB garantiu aos dirigentes das Comissões que o Conselho Federal não vai impor a unificação. “Ele tem que nascer da vontade de cada uma das Seccionais. É assim que prevê nossa legislação e é assim o Conselho compreende. Tem que ser fruto do consenso entre as Seccionais”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!