Mercado Jurídico

Felsberg assessora BID na composição de fundo de investimento

Autor

1 de março de 2007, 0h02

A área de project finance do Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar assessorou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na composição de um fundo de investimentos em empresas brasileiras no setor de biodiversidade, biotecnologia e meio ambiente. A sócia Maria da Graça Pedretti coordenou a equipe. O fundo tem um patrimônio mínimo previsto de R$ 60 milhões.

A administradora do fundo, Stratus Investimentos Ltda., recebeu assessoria jurídica da banca Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados. Os coordenadores foram os advogados Carlos José Rolim de Mello e Fabio Lemos Oliveira.

Maior especialização

O Demarest e Almeida Advogados acaba de aumentar a sociedade. Os advogados Márcia Pelella Mélega e Rodrigo Ramos de Arruda Campos chegam para acrescentar na área de Seguros e Previdência. De acordo com o escritório, a demanda é crescente nesse setor. Atualmente, a banca tem mil processos em andamento na área, de empresas de setores como energia, bancos, automóveis, autopeças e químico.

Cláudio Oliveira Mattos também se tornou sócio. Ele é especialista em Contratos Comerciais e em Propriedade Intelectual pelo Franklin Pierce Law Center, dos Estados Unidos.

Reforço tributário

O Albino Advogados Associados está se preparando para atender o aumento de demanda na área tributária em 2007. Dois advogados e uma estagiária foram contratados para reforçar a equipe coordenada por Osmar Marsilli Junior, que já conta com seis especialistas. A advogada Fernanda Bianco Bragatto é especializada em fusões e aquisições e Rafael Lebensold, em consultoria tributária. A equipe completa do escritório é formada por 25 profissionais.

O Fernando Quércia e Advogados Associados também aumentou a sua equipe. Contratou a advogada Adriana Scarponi Santana para atuar na área tributária. Ela é formada pela Universidade Paulista. A proposta do escritório é oferecer atendimento personalizado às empresas nacionais e multinacionais. Com escritórios em São Paulo e Campinas, conta com parceiros e coligados nas principais capitais do país e no Distrito Federal. A banca completa dez anos em julho.

Propriedade imaterial

A advogada Sônia D´Elboux é a coordenadora do primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Propriedade Imaterial, promovido pela Escola Superior da Magistratura. Sônia, que já foi advogada da Editora Abril, atua ao lado de Elisabeth K. Fekete. O curso começa no dia 2 de março. Ainda há vagas disponíveis.

A duração é de quatro módulos ou dois anos. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pessoalmente na ESA, até sexta-feira (2/3). Para mais informações clique aqui.

Projetos educacionais

Parte da renda obtida com o Congresso de Exposição de Administração Legal para Advogados (Fenalaw) será revertida para o programa Bolsa de Valores Sociais, desenvolvido pela Bovespa. O evento, que acontece do dia 15 ao 17 de maio em São Paulo, além de ser uma feira de produtos e serviços voltados para o setor jurídico, terá palestras sobre a administração de escritórios. O objetivo da organização do congresso é colaborar com os projetos educacionais de ONGs brasileiras já listados e supervisionados pela bolsa.

Negócios internacionais

A advogada Carolina Monteiro de Carvalho, do escritório Noronha Advogados é a nova integrante da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, mais conhecida como Câmara.e-net. A profissional foi chamada para coordenar os trabalhos do Comitê de Negociações Internacionais. Um caso recente em que atuou foi na defesa da Google Inc. contra acusações feitas pelo Ministério Público.

O principal foco do comitê é a discussão sobre o comércio eletrônico em âmbito internacional. O trabalho também será voltado para definição do posicionamento da entidade e seus associados nas negociações do Mercosul, União Européia, Alca, OMC e ONU.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!