Moção aprovada

TRF da 1ª Região apóia ministro do STF na Operação Navalha

Autor

31 de maio de 2007, 20h36

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assim como várias entidades e advogados, também manifestou seu apoio ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A Corte Especial Administrativa aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade ao ministro. O movimento foi proposto pelo desembargador Tourinho Neto. Absteve-se de votar o desembargador Aloísio Palmeira.

A manifestação foi motivada pelo vazamento de gravação telefônica na qual se vincula Gilmar de Melo Mendes a um esquema de corrupção deflagrado na Operação Navalha, da Polícia Federal. Pela similaridade do nome, foi o vice-presidente do STF, Gilmar Ferreira Mendes, quem passou a ser acusado de receber vantagens da Gautama.

Além do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Associação dos Juízes Federais, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Associação dos Advogados de São Paulo e a Associação dos Delegados da Polícia Federal, além de advogados e ministros, apoiaram Gilmar Mendes.

Assim que soube da vinculação, Gilmar Mendes acusou a PF de “canalhice” e de uso de “método fascista” de investigação. Isso porque entende que seu nome só foi mencionado porque concedeu liminares que soltaram presos na Operação Navalha, contrariando o interesse da Polícia Federal.

A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal contra acusados de fraudes em licitações públicas federais, prendendo mais de 40 pessoas. Com base nos direitos fundamentais, o ministro Gilmar Mendes concedeu liberdade para vários acusados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!