Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Moção aprovada

TRF da 1ª Região apóia ministro do STF na Operação Navalha

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assim como várias entidades e advogados, também manifestou seu apoio ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A Corte Especial Administrativa aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade ao ministro. O movimento foi proposto pelo desembargador Tourinho Neto. Absteve-se de votar o desembargador Aloísio Palmeira.

A manifestação foi motivada pelo vazamento de gravação telefônica na qual se vincula Gilmar de Melo Mendes a um esquema de corrupção deflagrado na Operação Navalha, da Polícia Federal. Pela similaridade do nome, foi o vice-presidente do STF, Gilmar Ferreira Mendes, quem passou a ser acusado de receber vantagens da Gautama.

Além do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Associação dos Juízes Federais, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Associação dos Advogados de São Paulo e a Associação dos Delegados da Polícia Federal, além de advogados e ministros, apoiaram Gilmar Mendes.

Assim que soube da vinculação, Gilmar Mendes acusou a PF de “canalhice” e de uso de “método fascista” de investigação. Isso porque entende que seu nome só foi mencionado porque concedeu liminares que soltaram presos na Operação Navalha, contrariando o interesse da Polícia Federal.

A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal contra acusados de fraudes em licitações públicas federais, prendendo mais de 40 pessoas. Com base nos direitos fundamentais, o ministro Gilmar Mendes concedeu liberdade para vários acusados.

Revista Consultor Jurídico, 31 de maio de 2007, 20h36

Comentários de leitores

9 comentários

O bom dessa história é que os balões de ensa...

Ramiro. (Advogado Autônomo)

O bom dessa história é que os balões de ensaio para candidatos a Hugo Chavez e Evo Morales tupiniquins está demonstrando que Dr. Ulysses Guimarães como Presidente da Constituinte nos deixou um legado mais sólido que os apologistas do estado policialesco pensaram encontrar. O problema é se resolverem nas próximas indicações ao STF usarem a tática de colocarem juristas medíocres e novos, com saúde de ferro, e ideologizados para ficarem por vinte anos ou mais na Suprema Corte. Ai danou-se, perdemos tudo.

Alguém poderia me informar o que ocorreu com os...

"não julgais...." (Professor)

Alguém poderia me informar o que ocorreu com os envolvidos na máfia das ambulâncias, dos sangue-sugas, do mensalão, dos vampiros, dos bingos, etc... Quando veremos os petistas corruptos na cadeia, como por exemplo Zé Dirceu, Genoino e outros???? Quando isto ocorrer vou realmente acreditar que a PF está fazendo um trabalho isento...

Acabo de ler no Estadão de hoje: as sacolas que...

olhovivo (Outros)

Acabo de ler no Estadão de hoje: as sacolas que a PF ("com visão de raio X") disse haver dinheiro, na verdade eram cocadas da Bahia e vinhos. Falando em raio X, a PF ainda não explicou como intuiu que naquele envelope havia R$100mil. Ou, mesmo, que havia dinheiro. E, mais, por que se calou diante da acusação do juiz da Bahia que diz ter ocorrido "operação abafa", pois a navalha investigava PFs e foi desviada do foco. E se calou, também, sobre a canalhice. Canalhice pior do que a cometida com o caseiro. Como não sou macaca de auditório, a mim vocês não enganam. Recuso-me a aplaudir esse lama toda.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/06/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.