Unidade especial

Nova York faz prisão para detentos com problemas mentais

Autor

29 de maio de 2007, 17h39

O Estado de Nova York tornou-se o primeiro dos Estados Unidos a criar uma unidade prisional exclusiva para detentos com problemas mentais. Ela funciona na cidade de Fishkill e recebeu o nome de “Dementia Unit” (Unidade Demência). As informações são do site Findlaw.

A unidade dispõe de 30 camas e fica no terceiro andar do centro médico da prisão. Em cada cela, há uma placa em que se lê “tenha um ótimo dia”. Há na unidade sessões de bingo semanalmente. “Apesar de tudo, isto aqui ainda é uma prisão”, diz o diretor William Connolly.

A média de idade dos pacientes é 62 anos – 26 anos acima da média de todo o sistema norte-americano. Todos ali tiveram diagnósticos de demência, que em alguns pacientes é conectada à Aids ou mal de Alzheimer. Boa parte deles nem se lembra do crime que cometeu, explica o diretor médico Edward Sottile.

O centro de detenção de Fishkill tem 1,7 mil presos e fica a quase 200 km de Nova York. E para lá têm convergido condenados com problemas mentais internos de outros estados, como por exemplo, das prisões de Attica, Midstate, Coxsackie e Orleans.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!