Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Predador do esquema

PF deflagra operação contra esquema de fraude à Receita

A Polícia Federal do Amazonas deflagrou, na manhã desta terça-feira (29/5), a Operação Hiena. O objetivo é cumprir oito mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão para desbaratar um esquema em que servidores da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional atuam contra a União.

De acordo com a PF, esses servidores prestavam serviços de consultoria e direcionamento de fiscalizações para favorecer contribuintes. Um escritório de advocacia aparecia como fachada para a realização do esquema, como apontam as investigações.

“Os servidores públicos agiam em detrimento dos interesses da União, atuando de forma a ajudar os contribuintes, seja na fiscalização ou na confecção de recursos e peças jurídicas que objetivavam o não recolhimento de impostos”, diz a PF. De acordo com a operação, o esquema envolveu o enriquecimento dos envolvidos em detrimento dos interesses da Fazenda Pública, já que houve diminuição da arrecadação estatal.

Há indícios de que as práticas envolviam estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, violação ao sigilo funcional, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária.

O significado

A investigação começou com a atuação de um auditor da Receita Federal, que trabalharia contra o órgão fiscal. O animal hiena é um predador concorrente do leão, animal símbolo da Receita Federal. A hiena concorre com o leão, ora deixando o leão sem sua presa, ora caçando para ele, ora pegando os restos deixados pelo leão.

Revista Consultor Jurídico, 29 de maio de 2007, 16h09

Comentários de leitores

4 comentários

Logo virão os defensores da impunidade gritarem...

Sérgio (Contabilista)

Logo virão os defensores da impunidade gritarem contra a atuação da PF. O assalto aos cofres públicos, por obra e graça de auditores desonestos vigora há décadas e somente agora estão sendo efetivamente combatidos. Avante Polícia Federal, vamos moralizar este país. A população, cansada dos desmandos, aplaude a sua ação. Esperamos que continuem a ter o apoio do Ministério Público e dos Juízes democráticos do país.

É isso aí PF. "Pra cima deles" "

César (Outros)

É isso aí PF. "Pra cima deles" "

QUE MALDADE DESSA PF QUE NAO BAIXA A CABECA, NE...

I know what you did... (Outros)

QUE MALDADE DESSA PF QUE NAO BAIXA A CABECA, NEM PARA DE TRABALHAR!! TSC TSC TSC PF MALVADINHA!! ASSIM COMO OS CANALHAS VAO ENCERH OS SEUS BOLSINHOS??

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 06/06/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.