Predador do esquema

PF deflagra operação contra esquema de fraude à Receita

Autor

29 de maio de 2007, 16h09

A Polícia Federal do Amazonas deflagrou, na manhã desta terça-feira (29/5), a Operação Hiena. O objetivo é cumprir oito mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão para desbaratar um esquema em que servidores da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional atuam contra a União.

De acordo com a PF, esses servidores prestavam serviços de consultoria e direcionamento de fiscalizações para favorecer contribuintes. Um escritório de advocacia aparecia como fachada para a realização do esquema, como apontam as investigações.

“Os servidores públicos agiam em detrimento dos interesses da União, atuando de forma a ajudar os contribuintes, seja na fiscalização ou na confecção de recursos e peças jurídicas que objetivavam o não recolhimento de impostos”, diz a PF. De acordo com a operação, o esquema envolveu o enriquecimento dos envolvidos em detrimento dos interesses da Fazenda Pública, já que houve diminuição da arrecadação estatal.

Há indícios de que as práticas envolviam estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, violação ao sigilo funcional, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária.

O significado

A investigação começou com a atuação de um auditor da Receita Federal, que trabalharia contra o órgão fiscal. O animal hiena é um predador concorrente do leão, animal símbolo da Receita Federal. A hiena concorre com o leão, ora deixando o leão sem sua presa, ora caçando para ele, ora pegando os restos deixados pelo leão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!