Extratos bancários

Justiça de Londres manda abrir contas de Maluf em Jersey

Autor

28 de maio de 2007, 11h20

O Tribunal de Londres autorizou, na quinta-feira (24/5), a liberação dos extratos bancários do deputado Paulo Maluf (PP-SP) para a Justiça brasileira. Os bancos envolvidos foram notificados na sexta-feira (25/5). A decisão se deu depois que a Corte Real de Jersey concluiu que “há evidência de que um ou mais membros da família Maluf são culpados de fraude contra a prefeitura de São Paulo” e que “há suspeitas suficientes de que o dinheiro dessa fraude passou por contas na Suíça e, de lá, para contas em Jersey”. A reportagem é do Globo online.

Conforme a Corte Real, isso justifica a ordem para que os bancos dêem acesso sobre as contas para permitir que a prefeitura (de São Paulo) possa localizar os fundos e decidir se abrirá ação contra as companhias em Jersey para recuperar os fundos. A prefeitura deve abrir processo por lavagem de dinheiro em Jersey para repatriar os recursos.

O dinheiro teria sido desviado nas obras do Túnel Ayrton Senna e da Avenida Água Espraiada, nos anos 90. A procuradoria de Jersey informou que o dinheiro de Maluf já está bloqueado.

A assessoria de Maluf reafirmou ao Globo online, que Maluf “não tem e nunca teve conta no exterior”.

A Veja online diz que o governo brasileiro vai pedir o repatriamento de 90 milhões de dólares (pouco menos que 180 milhões de reais) atribuídos ao deputado Paulo Maluf (PP-SP) e depositados no paraíso fiscal britânico da Ilha Jersey. Caso seja repatriado, o dinheiro será entregue à prefeitura paulistana.

De acordo com o Ministério Público Estadual, as investigações envolvem também a empresa Eucatex, da família Maluf, e quatro bancos — mantidos em sigilo para não prejudicar possíveis acordos judiciais de cooperação. A Eucatex, de acordo com o MPE, está em recuperação judicial depois de um processo de concordata.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!