Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Meio de campo

Diretora da Gautama segue presa depois de depoimento no STJ

Por 

Depois de 8h de depoimento no Superior Tribunal de Justiça, Maria de Fátima Palmeira, diretora comercial da Gautama, permanecerá presa. A ministra Eliana Calmon decidiu também que ela deve aguardar no Tribunal até o final do depoimento de Zuleido Veras, dono da construtora, que terá início nesta tarde. Depois desta conversa é que será definida a manutenção ou não das duas prisões. Maria de Fátima e Zuleido Veras chegaram ao STJ algemados na manhã deste sábado.

Maria de Fátima é apontada pela Polícia Federal como intermediária no pagamento de propinas, além de viabilizar o direcionamento de obras públicas para a empresa. Desde segunda-feira (21/5), quando teve início os depoimentos no STJ, a ministra Eliana Calmon ouviu 33 pessoas. Destas, apenas Vicente Vasconcelos, diretor da empresa no Maranhão, permanece detido. Das 48 pessoas detidas na operação, apenas dez permanecem presas. Os envolvidos no esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro público são suspeitos de corrupção e tráfico de influência.

A empresa de Zuleido, eixo central do esquema, direcionava editais para fraudar licitações de obras no Governo Federal, nos estados e municípios, segundo afirma a PF. As transações eram feitas por meio de pagamento de propina a servidores, políticos e ex-políticos. Zuleido Veras foi preso na quinta-feira (17/5) pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal.

Os depoimentos no STJ devem perdurar pelo menos até segunda-feira (28/5) quando a ministra ouvirá Abelardo Sampaio Lopes Filho, engenheiro e diretor da Gautama; Gil Jacó Carvalho Santos, diretor financeiro da construtora; Dimas Soares de Veras, funcionário e irmão do dono da empresa; Rodolpho Veras, filho de Zuleido; Tereza Freire Lima, funcionária da empresa e Henrique Garcia, administrador ligado à empresa.

 é correspondente da Revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 26 de maio de 2007, 14h13

Comentários de leitores

3 comentários

27/05/2007 12:54h EMPREITEIRO É O MELHOR AMIGO...

Armando do Prado (Professor)

27/05/2007 12:54h EMPREITEIRO É O MELHOR AMIGO DE RENAN Paulo Henrique Amorim . O presidente do Senado, Renan Calheiros, dirá que o empreiteiro que paga as suas contas pessoais é o seu melhor amigo há 20 anos. . É o que revela a Folha de S. Paulo de hoje (Pág A11), numa reportagem de Kennedy Alencar e Fernanda Krakovics. . Interessante. . O melhor amigo de um homem público ser um fornecedor de obras para o Governo. . É como se: . O melhor amigo do juiz de futebol fosse o dono de uma casa de apostas ... . O melhor amigo do Delegado do Combate ao Tráfico fosse o Fernandinho Beira-Mar ... . O melhor amigo do Fiscal da Receita ser um sonegador ... . O melhor amigo de um juiz do STJ ser um bingueiro ... . O melhor amigo de um jornalista de economia ser um banqueiro ... . O melhor amigo do diretor de programação da Globo ser um diretor do Ibope ... . O melhor amigo do esquartejador ser o dono da Tramontina ... . O melhor amigo do Serra ser um dono de universidade particular... . O melhor amigo do FHC ser o presidente da Sabesp ... . No Brasil, a expressão “conflito de interesse” significa “que interesse ?”

Cadê a OAB, os rábulas e os chicaneiros fascist...

Armando do Prado (Professor)

Cadê a OAB, os rábulas e os chicaneiros fascistinhas sempre à disposição dos poderosos, onde se esconderam? Por que não defendem essa diretora do crime? Avante PF! O povo está do lado de vocês! Tremei canalhas que humilham e ofendem o povo que paga impostos e trabalha!

Dessa coitada, ninguém se pronuncia a favor. N...

MMello (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

Dessa coitada, ninguém se pronuncia a favor. Nem o tal sr. olho vivo? Faz-me rir!

Comentários encerrados em 03/06/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.