Dupla punição

Ação julgada na Justiça comum não pode voltar para a Militar

Autor

23 de maio de 2007, 0h01

Soldado do exército que já foi punido por seu crime, com trânsito em julgado, pela Justiça Civil não pode ser processo pela Militar. Por isso, o soldado Fábio Paim de Menezes Lopes teve pedido de Habeas Corpus concedido pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. A decisão declara extinto processo penal militar contra o soldado na 9ª Circunscrição Militar de Mato Grosso do Sul (MS).

O soldado foi processado pela prática de crime corporal leve pelo Juizado Especial de pequenas causas de Coxim (MS). Ele aceitou proposta do Ministério Público Estadual para relaxar a pena em troca de uma doação de R$ 260 ao conselho da comunidade. Depois de paga da multa, o Juizado extinguiu a ação.

O Ministério Público Militar então denunciou o soldado pelo mesmo crime. Ao analisar o processo, o tribunal militar determinou o arquivamento do processo. A ação foi levada ao Superior Tribunal Militar, que cassou a decisão e determinou o prosseguimento do processo. Alegou que a justiça comum não teria competência para julgar o caso.

A defesa argumentou que uma decisão em favor do soldado valoriza a garantia constitucional da coisa julgada. Reconhece que a atuação estatal já foi consumada em decisão penal definitiva, não podendo mais ser determinada a continuação da nova persecução militar. O advogado disse que ninguém pode ser processado duas vezes pelo mesmo fato.

Voto da relatora

Para a ministra Cármen Lúcia (relatora), a adoção do princípio do ne bis in idem [ninguém será julgado duas vezes pelo mesmo delito] pelo ordenamento jurídico penal complementa os direitos e as garantias individuais previstas na constituição, “cuja interpretação sistemática leva à conclusão de que o direito à liberdade com apoio em coisa julgada material prevalece sobre o dever estatal de acusar”.

Para ela, a extinção da punibilidade do soldado impede que se dê prosseguimento ao processo, “mesmo quando se trate de hipótese de nulidade absoluta”.

A ministra ressaltou que consta nos autos relatos de que o delito teria ocorrido em momento em que os dois militares encontravam-se à paisana. Não se justifica, assim, o entendimento de que a Justiça Militar seria competente.

HC 86.606

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!