Vida exposta

Transparência Brasil divulga ações judiciais de parlamentares

Autor

22 de maio de 2007, 13h50

Os interessados nos detalhes relevantes da vida dos deputados e senadores devem acessar o site da ONG Transparência Brasil. O endereço traz dados pessoais, ocorrências na Justiça e no Tribunal de Contas, além de notícias sobre corrupção. Para os que foram eleitos em 2006, há ainda informações sobre doações e gastos eleitorais, além do patrimônio pessoal declarado ao Tribunal Superior Eleitoral. Os dados dos senadores, no entanto, são limitados. Eles foram incluídos no site, a partir deste mês.

As informações disponíveis são diferentes entre as duas Casas do Congresso Nacional. Isso porque, segundo a Transparência Brasil, o Senado não disponibiliza informações sobre o desempenho de cada senador, nem sobre gastos de gabinete, emendas ao orçamento, viagens oficiais, presença em plenário e em comissões.

O Projeto Excelências foi criado no segundo semestre de 2006 para dar aos eleitores informações sobre os candidatos à Câmara dos Deputados. Os deputados escolhidos já foram incluídos no banco de dados, com informações como valor das emendas propostas ao orçamento, o uso de verbas de gabinete, a presença em plenário, a presença nas comissões permanentes e especiais da casa.

O projeto é publicado em parceria do portal iG, com apoio financeiro do Fundo para Democracia das Nações Unidas. O site foi contemplado com o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Melhor Contribuição à Imprensa em 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!