Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vida exposta

Transparência Brasil divulga ações judiciais de parlamentares

Os interessados nos detalhes relevantes da vida dos deputados e senadores devem acessar o site da ONG Transparência Brasil. O endereço traz dados pessoais, ocorrências na Justiça e no Tribunal de Contas, além de notícias sobre corrupção. Para os que foram eleitos em 2006, há ainda informações sobre doações e gastos eleitorais, além do patrimônio pessoal declarado ao Tribunal Superior Eleitoral. Os dados dos senadores, no entanto, são limitados. Eles foram incluídos no site, a partir deste mês.

As informações disponíveis são diferentes entre as duas Casas do Congresso Nacional. Isso porque, segundo a Transparência Brasil, o Senado não disponibiliza informações sobre o desempenho de cada senador, nem sobre gastos de gabinete, emendas ao orçamento, viagens oficiais, presença em plenário e em comissões.

O Projeto Excelências foi criado no segundo semestre de 2006 para dar aos eleitores informações sobre os candidatos à Câmara dos Deputados. Os deputados escolhidos já foram incluídos no banco de dados, com informações como valor das emendas propostas ao orçamento, o uso de verbas de gabinete, a presença em plenário, a presença nas comissões permanentes e especiais da casa.

O projeto é publicado em parceria do portal iG, com apoio financeiro do Fundo para Democracia das Nações Unidas. O site foi contemplado com o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Melhor Contribuição à Imprensa em 2006.

Revista Consultor Jurídico, 22 de maio de 2007, 13h50

Comentários de leitores

2 comentários

A receita deve urgente começar a cruzar dados d...

Bira (Industrial)

A receita deve urgente começar a cruzar dados de cartorio com cadastro bancario. Irá faltar prisão.

Concordo que elegemos ma> Mas, também, escolhe...

Marks Advocacia (Advogado Autônomo)

Concordo que elegemos ma> Mas, também, escolhemos mal os nossos juízes, promotores e advogados. As noticias do envolvimento do judiciário com o crime organizado e, também, as fraudes nos concursos para juiz no Rio, procurador em Brasília e na OAB de Goiás e de Brasilia, indicam que a necessidade de um " transparência no judiciário do Brasil". Aliás, os problemas do legislativo e do executivo são bastante divulgados e debatidos, inclusive com interesses políticos. Mas, no judiciário existe um certo mistério, uma caixa preta,mantida pelos que pretendem afastar o povo como se a justiça fosse assunto de sábios, com salários astronômicos que não pode ser entendida pelo cidadão comum. Um sitio jurídico priorizar a democracia e transparência no judiciário do Brasil. Claudio Marks Machado

Comentários encerrados em 30/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.