Operação Navalha

PF prende ex-assessor de Pedro Passos por destruição de provas

Autor

22 de maio de 2007, 0h02

A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão contra Adão Pirajara Amador Farias, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura na gestão do deputado distrital Pedro Passos Junior, preso durante a Operação Navalha. O ex-assessor foi preso pela PF em por estar destruindo provas. O mandado foi expedido pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça.

Além da prisão de Amador Farias, a ministra determinou a realização de busca e apreensão nos endereços do deputado distrital. Pedro Passos tem depoimento previsto para a manhã desta terça-feira (22/5).

A Operação

A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (17/5) contra acusados de fraudes em licitações públicas federais. Dos 47 presos, oito já estão em liberdade, entre eles o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares. O esquema de desvio de verbas movimentou R$ 170 milhões em três anos sob a liderança do empresário Zuleido Veras, dono da construtora Gautama.

O Ministério Público deve oferecer o benefício de delação premiada a Zuleido caso o empresário queira contribuir com as investigações. O STJ determinou o bloqueio de contas e a indisponibilidade dos bens dos acusados.

Segundo Polícia Federal, o esquema de desvio de recursos públicos federais envolvia empresários da construtora Gautama, sediada em Salvador, e servidores públicos que operavam no governo federal e em governos estaduais e municipais. O esquema garantia o direcionamento de verbas públicas para obras de interesse da Gautama que então conseguia licitações para empresas por ela patrocinadas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!