A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão contra Adão Pirajara Amador Farias, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura na gestão do deputado distrital Pedro Passos Junior, preso durante a Operação Navalha. O ex-assessor foi preso pela PF em por estar destruindo provas. O mandado foi expedido pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça.
Além da prisão de Amador Farias, a ministra determinou a realização de busca e apreensão nos endereços do deputado distrital. Pedro Passos tem depoimento previsto para a manhã desta terça-feira (22/5).
A Operação
A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (17/5) contra acusados de fraudes em licitações públicas federais. Dos 47 presos, oito já estão em liberdade, entre eles o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares. O esquema de desvio de verbas movimentou R$ 170 milhões em três anos sob a liderança do empresário Zuleido Veras, dono da construtora Gautama.
O Ministério Público deve oferecer o benefício de delação premiada a Zuleido caso o empresário queira contribuir com as investigações. O STJ determinou o bloqueio de contas e a indisponibilidade dos bens dos acusados.
Segundo Polícia Federal, o esquema de desvio de recursos públicos federais envolvia empresários da construtora Gautama, sediada em Salvador, e servidores públicos que operavam no governo federal e em governos estaduais e municipais. O esquema garantia o direcionamento de verbas públicas para obras de interesse da Gautama que então conseguia licitações para empresas por ela patrocinadas.
Comentários de leitores
3 comentários
Robespierre (Outros)
...PF caso esteja para pegar um consultor (de quê, hem?) que rabisca por aqui, desconsidere, pois ele é apenas meio devagar e ligado aos tucanalhas. não representa perigo. se já pegaram, ele anda sumido, soltem-no, pois aqui está sem graça, sem as "gritarias" quilométricas do seguidor do sorvete de chuchu... quá, quá, quá....
HERMAN (Outros)
Esta Operação é um engodo publicitário, como diversas outras. Cem mil reais, vinte mil reais são valores irrisórios perante o desvio, a título de propaganda, engendrado pelo Marcos Valério, sem nenhuma contra-prestação de serviço. Não vi nenhum mensaleiro preso, aliás, ao contrário da Op. Furacão, o Ministro Joaquim Barbosa manteve tudinho engavetado no Supremo.
Armando do Prado (Professor)
Apesar do ranger de dentes e dos protestos chicaneiros, quero me solidarizar com MPF e a PF. Pela primeira vez, em centenas de anos, o povo começa a perceber que o seu dinheiro está sendo bem aplicado.
Comentários encerrados em 30/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.