Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Operação Navalha

PF prende ex-assessor de Pedro Passos por destruição de provas

A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão contra Adão Pirajara Amador Farias, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura na gestão do deputado distrital Pedro Passos Junior, preso durante a Operação Navalha. O ex-assessor foi preso pela PF em por estar destruindo provas. O mandado foi expedido pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça.

Além da prisão de Amador Farias, a ministra determinou a realização de busca e apreensão nos endereços do deputado distrital. Pedro Passos tem depoimento previsto para a manhã desta terça-feira (22/5).

A Operação

A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (17/5) contra acusados de fraudes em licitações públicas federais. Dos 47 presos, oito já estão em liberdade, entre eles o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares. O esquema de desvio de verbas movimentou R$ 170 milhões em três anos sob a liderança do empresário Zuleido Veras, dono da construtora Gautama.

O Ministério Público deve oferecer o benefício de delação premiada a Zuleido caso o empresário queira contribuir com as investigações. O STJ determinou o bloqueio de contas e a indisponibilidade dos bens dos acusados.

Segundo Polícia Federal, o esquema de desvio de recursos públicos federais envolvia empresários da construtora Gautama, sediada em Salvador, e servidores públicos que operavam no governo federal e em governos estaduais e municipais. O esquema garantia o direcionamento de verbas públicas para obras de interesse da Gautama que então conseguia licitações para empresas por ela patrocinadas.

Revista Consultor Jurídico, 22 de maio de 2007, 0h02

Comentários de leitores

3 comentários

...PF caso esteja para pegar um consultor (de ...

Robespierre (Outros)

...PF caso esteja para pegar um consultor (de quê, hem?) que rabisca por aqui, desconsidere, pois ele é apenas meio devagar e ligado aos tucanalhas. não representa perigo. se já pegaram, ele anda sumido, soltem-no, pois aqui está sem graça, sem as "gritarias" quilométricas do seguidor do sorvete de chuchu... quá, quá, quá....

Esta Operação é um engodo publicitário, como di...

HERMAN (Outros)

Esta Operação é um engodo publicitário, como diversas outras. Cem mil reais, vinte mil reais são valores irrisórios perante o desvio, a título de propaganda, engendrado pelo Marcos Valério, sem nenhuma contra-prestação de serviço. Não vi nenhum mensaleiro preso, aliás, ao contrário da Op. Furacão, o Ministro Joaquim Barbosa manteve tudinho engavetado no Supremo.

Apesar do ranger de dentes e dos protestos chic...

Armando do Prado (Professor)

Apesar do ranger de dentes e dos protestos chicaneiros, quero me solidarizar com MPF e a PF. Pela primeira vez, em centenas de anos, o povo começa a perceber que o seu dinheiro está sendo bem aplicado.

Comentários encerrados em 30/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.