Insatisfação salarial

Greve de 72h da Polícia Federal começa nesta terça-feira

Autor

22 de maio de 2007, 9h29

Começa nesta terça-feira (22/5) a paralisação de 72 horas dos servidores da Polícia Federal. O movimento foi deflagrado pela Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, insatisfeita com as negociações salariais frustradas pelo governo na segunda-feira (21/5).

Com o movimento, entram em ritmo de tartaruga, serviços e ações da Polícia Federal como investigações da Operação Navalha, a emissão e passaportes e a checagem de passageiros. Em São Paulo, a operação-padrão será total.

Conheça os motivos da greve:

O governo federal apresentou nesta segunda-feira, 21, mais uma proposta para o cumprimento do acordo firmado com os policiais federais em 2006 com vistas à recomposição salarial. Na proposta apresentada à Federação Nacional dos Policiais Federais e as demais entidades representativas de classe do Departamento de Polícia Federal o governo manteve a decisão de pagar a segunda parcela do reajuste em 2 partes. Porém, agora ao invés de honrar o compromisso em Junho de 2008 e Junho de 2009 ele pagaria em março de 2008 e março de 2009.

A nova proposta do governo federal frustrou as entidades presentes no encontro. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink afirmou que o calendário de mobilização da categoria, que prevê paralisação, para esta terça, quarta e quinta-feira, está mantido. “Sugerimos que os sindicatos realizem assembléias nesta terça-feira para que os filiados avaliem as negociações e se mantenham mobilizados”, diz o presidente.

Na próxima quinta-feira está marcado mais um encontro entre policiais e representantes do governo federal. Esta deve ser a última reunião dentro do calendário de 30 dias estipulado pelo governo para chegar a uma solução que remeta ao cumprimento do acordo assumido com os policiais federais. Marcos Wink ressalta que espera que o governo chegue a uma proposta que contemple os anseios dos policiais.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!