Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Insatisfação salarial

Greve de 72h da Polícia Federal começa nesta terça-feira

Por 

Começa nesta terça-feira (22/5) a paralisação de 72 horas dos servidores da Polícia Federal. O movimento foi deflagrado pela Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, insatisfeita com as negociações salariais frustradas pelo governo na segunda-feira (21/5).

Com o movimento, entram em ritmo de tartaruga, serviços e ações da Polícia Federal como investigações da Operação Navalha, a emissão e passaportes e a checagem de passageiros. Em São Paulo, a operação-padrão será total.

Conheça os motivos da greve:

O governo federal apresentou nesta segunda-feira, 21, mais uma proposta para o cumprimento do acordo firmado com os policiais federais em 2006 com vistas à recomposição salarial. Na proposta apresentada à Federação Nacional dos Policiais Federais e as demais entidades representativas de classe do Departamento de Polícia Federal o governo manteve a decisão de pagar a segunda parcela do reajuste em 2 partes. Porém, agora ao invés de honrar o compromisso em Junho de 2008 e Junho de 2009 ele pagaria em março de 2008 e março de 2009.

A nova proposta do governo federal frustrou as entidades presentes no encontro. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink afirmou que o calendário de mobilização da categoria, que prevê paralisação, para esta terça, quarta e quinta-feira, está mantido. “Sugerimos que os sindicatos realizem assembléias nesta terça-feira para que os filiados avaliem as negociações e se mantenham mobilizados”, diz o presidente.

Na próxima quinta-feira está marcado mais um encontro entre policiais e representantes do governo federal. Esta deve ser a última reunião dentro do calendário de 30 dias estipulado pelo governo para chegar a uma solução que remeta ao cumprimento do acordo assumido com os policiais federais. Marcos Wink ressalta que espera que o governo chegue a uma proposta que contemple os anseios dos policiais.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 22 de maio de 2007, 9h29

Comentários de leitores

3 comentários

...agora, cá entre nós, essa proposta do Govern...

Rossi Vieira (Advogado Autônomo - Criminal)

...agora, cá entre nós, essa proposta do Governo é uma palhaçada. Seria melhor ficarem calados. Muito melhor. Substima-se o bom juízo de qualquer um, não só os dos "tiras". Otavio Augusto Rossi Vieira,40 Advogado Criminal em São Paulo

A greve já causa tumulto em São Paulo. Essa grv...

Rossi Vieira (Advogado Autônomo - Criminal)

A greve já causa tumulto em São Paulo. Essa grve é um absurdo. Há meios outros, como interposição de ação em juízo, para reaver ou rever tal acordo. Um policial federal de início de carreira recebe 13 salários de pouco mais de R$ 6.000,00 e a autoridade policial recebe outros tantos R$ 10.800,00. Dá para sustentar uma família de classe média em São Paulo. De outra forma, nos cursos preparatórios há milhares de cidadãos buscando uma vaga na Polícia Federal, a mais bem paga polícia do Brasil. Quem quiser que pule fora do barco. A polícia civil de São Paulo é constantemente revigorada por novos concursos, justamente porque o salário é de péssimo nível. É a lei do mercado, fica quem quer. Sai quem quer em busca de novos horizontes. Agora, deixar a população à margem da boa vontade dos interlocutores da greve é demais. Meus protestos pela greve, minha solidariedade para a assunção de decisão democrática levando-se ao Poder Judiciário a busca da causa justa. Greve não !Atrapalha, inclusive, a vida dos profissionais do direito que querem trabalhar. Otavio Augusto Rossi Vieira, 40 Advogado criminal em São Paulo.

A notícia transparece ter algum engano. Con...

Marcos de Moraes (Advogado Autônomo - Criminal)

A notícia transparece ter algum engano. Consta: " agora ao invés de honrar o compromisso em Junho de 2008 e Junho de 2009 ele pagaria em março de 2008 e março de 2009". Onde restaria o prejuízo se ocorreria adiantamento. De qualquer forma, um grande prejuízo a nação. Até parece armação para dar uma esfriada no ãnimo da Polícia Federal.

Comentários encerrados em 30/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.