Endereço errado

Supremo não analisa recurso contra primeira instância

Autor

18 de maio de 2007, 0h03

Não cabe ao Supremo Tribunal Federal analisar pedido de Habeas Corpus contra ato da primeira instância. O entendimento foi reafirmado pelo ministro Marco Aurélio, que mandou para que o Tribunal de Justiça de Goiás julgue o pedido de João Alves da Silva Júnior, empresário do futebol goiano. Ele foi preso em flagrante por homicídio e tenta suspender sua prisão.

No Supremo, a defesa de Silva Júnior alegou excesso de prazo na prisão preventiva do empresário, por já terem passados mais de 16 meses desde que ele foi preso. Os advogados reconheceram que a prisão foi necessária, já que foi em flagrante, mas ressaltaram que a custódia não pode perdurar, uma vez que ainda não foram concluídos os atos processuais da denúncia.

A defesa alega que a prisão provisória se arrasta sem que todas as testemunhas tenham sido inseridas na denúncia e que essa demora foi causada por problemas do próprio Judiciário, sem culpa do acusado.

A competência para analisar o pedido é da Justiça local, disse o ministro Marco Aurélio. Os autos seguem agora para o TJ goiano.

HC 91.336

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!