Passando a limpo

Polícia Federal invade OAB de Goiás e prende diretores

Autor

12 de maio de 2007, 15h42

A Polícia Federal invadiu, neste sábado (12/5), a OAB de Goiás. Onze pessoas foram presas, incluindo diretores da seccional. Também foram apreendidos computadores. A operação tem o objetivo de apurar fraudes no Exame de Ordem.

Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A operação foi autorizada por decisão da a 5ª Vara da Justiça Federal. Entre os presos estão o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, Eládio Augusto Amorim Mesquita; o vice-presidente da mesma Comissão, Pedro Paulo Guerra de Medeiros e tesoureiro da entidade, João Bezerra Cavalcante.

A Operação Passando a Limpo foi deflagrada a pedido da própria OAB de Goiás, que já tinha recebido denúncias de fraudes no Exame. “A Ordem é a primeira a provocar este tipo de investigação. Todas as vezes que recebemos denúncias neste sentido acionamos a Polícia Federal”, afirmou Miguel Cançado, presidente da seccional em entrevista coletiva concedida neste sábado.

“A OAB-GO quer que as denúncias sejam apuradas e se tiver ocorrido qualquer tipo de fraude os responsáveis, independentemente de quem seja, precisam ser punidos exemplarmente”, afirmou o presidente.

Por causa da operação, a OAB-GO suspendeu a realização da segunda fase da prova que seria aplicada nesta domingo (13/5). Em nota oficial, o presidente da Seccional diz que “a seriedade e a lisura com que devem ser tratados todos os assuntos que a ela digam respeito impõem o cancelamento da prova neste domingo”.

Além disso, Miguel Cançado convocou para as 18 horas deste domingo uma sessão extraordinária do Conselho Seccional. Porcurado pelo reportagem da Consultor Jurídico, o presidente da seccional não quis se manifestar.

De acordo com o advogado Alberto Zacharias Toron, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Nacional, foram apreendidos materiais que nao têm relação com o objetivo da operação. “É mais uma operação da PF com prisões abusivas decretadas desnecessariamente.” O presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, já foi para Brasília para tomar as devidas providências.

Foram presos:

Maria do Rosário de Oliveira, Fiinha, funcionária da OAB-GO,

Osmira Soares de Azevedo, Funcionária da OAB-GO,

Eládio Augusto Amorim Mesquita, Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO,

Pedro Paulo Guerra de Medeiros, Vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO,

João Bezerra Cavalcante, Tesoureiro da OAB-GO,

Eunice da Silva Mello,

Rosa de Fátima Lima Mesquita,

José Rosa Júnior,

Estevão Magalhães Zakhia,

Marcelo Monteiro Guimarães,

Euclides de Sousa Rios.

Notícias atualizada às 17h45 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!