Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Aprovação unânime

Capez é o novo presidente da CCJ da Assembléia de SP

O deputado estadual Fernando Capez (PSDB) foi eleito, na quarta-feira (9/5), para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do São Paulo. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos cinco deputados efetivos da CCJ.

Capez ocupará o cargo até 15 de março de 2009, quando encerra o atual mandato da Mesa Diretora. A eleição do vice-presidente foi adiada para a reunião da próxima semana a pedido do deputado Simão Pedro (PT). O líder petista apresentou a renúncia da candidatura da deputada Ana Perugini (PT) ao cargo.

As reuniões ordinárias da Comissão de Constituição e Justiça serão feitas todas as quartas-feiras, às 10 horas. A CCJ manifesta-se sobre todos os assuntos constitucionais, legais e jurídicos.

A comissão deve se pronunciar sobre questões da reforma da Constituição, do Poder Judiciário, do Ministério Público, sobre licença do governador para interromper o exercício das suas funções e sobre a declaração de utilidade pública de associações civis.

Fernando Capez é promotor de Justiça de São Paulo. É mestre em direito penal pela USP. Ganhou fama ao combater as torcidas organizadas de times de futebol. Diretor do curso de direito da Uniban, escreveu de mais de 20 obras jurídicas.

Sua candidatura foi contestada pelo Ministério Público. A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo pediu a suspensão da candidatura sob a alegação de que a Emenda Constitucional 45 proíbe o exercício de atividade político-partidária por membros do MP.

Para o TSE, no entanto, os membros do MP que entraram na instituição antes da promulgação da Constituição podem exercer atividade político-partidária. O promotor recebeu 95 mil votos.

Capez também é membro da Comissão de Direitos Humanos e suplente da Comissão de Legislação Participativa.

Revista Consultor Jurídico, 10 de maio de 2007, 16h43

Comentários de leitores

4 comentários

Fernando, fiquei contente em saber que foste el...

Andrea I Martins (Advogado Autônomo)

Fernando, fiquei contente em saber que foste eleito presidente da CCJ da Assem bléia. Ilustre promotor sempre esteve ao lado da sociedade, grande jurista e para meu marido grande colega. Tenho grande admiração. Siga seu caminho que sempre estaremos ao seu lado. Abraço Andrea Incerpi Martins

Excelente escolha para a CCJ da nossa Assembléi...

toron (Advogado Sócio de Escritório)

Excelente escolha para a CCJ da nossa Assembléia Legislativa. Homem competente, sério e honrado. Parabéns ao amigo Capez! Albeto Zacharias Toron, advogado, Diretor do Conselho Federal da OAB.

Faça também minhas homenagens ao Prof. Capez, o...

Ruberval, de Apiacás, MT (Engenheiro)

Faça também minhas homenagens ao Prof. Capez, ora parabenizando-lhe por mais esta conquista, pois merecedor que é. Que a sua luta contra o crime permaneça, a fim de mantermos acesa a chama da esperança.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.