Consultor Jurídico

Secretário pede demissão de procuradores por e-mail

2 de maio de 2007, 9h44

Por Redação ConJur

imprimir

Novos documentos divulgados na terça-feira (1º/5) põe em situação mais complicada ainda Alberto Gonzáles, secretário de Justiça dos EUA. Em março passado a rede ABC News divulgou uma lista de e-mails trocados entre membros do governo dos EUA. Nela é evidente a intenção de Karl Rove, estrategista do presidente Bush, de demitir pelo menos 100 procuradores federais.

Gonzáles teria concordado com a idéia como pré-condição para que assumisse seu posto. Na época, ele era procurador-geral da República. Segundo o site Findlaw, agora há provas de que ele encomendou as demissões, por motivos políticos.

Uma ordem escrita revela agora que em março de 2006 Gonzales ordenou a seu chefe-de-gabinete, Kyle Sampson,e à conselheira Monica Goodling autoridade para demitir e contratar substitutos para 135 pessoas tidas como inimigas políticas da administração George W. Bush. A demissão dos procuradores começou em dezembro de 2006. O documento é intitulado “ordem interna”.

Segundo o senador Patrick Leary, presidente do Comitê de Justiça do Senado dos EUA, “o documento prova a tentativa de se injetar influência política na contratação de funcionários que dariam decisões cruciais na Justiça dos EUA”.