Amor e corrupção

Código de conduta chinês proibe amantes, drogas e jogos de azar

Autor

1 de maio de 2007, 0h01

A fim de combater a corrupção no país, o governo chinês anunciou um novo código de conduta para os funcionários públicos. O código foi aprovado pelo Conselho de Estado e proíbe a prática de fraude, o recebimento de propina, o enriquecimento ilícito e de ter negócios paralelos ao funcionalismo. Os oficiais também não poderão se vingar ou revelar a identidade dos cidadãos que fizerem críticas e denúncias ao governo. A informação é da BBC Brasil.

Além de determinar regras referentes ao trabalho, o código pretende punir os funcionários que tenham desvio de conduta na vida privada. Serão advertidos ou demitidos os servidores que possuírem amantes, consumirem drogas, saírem com prostitutas, abandonarem a família, praticarem jogos de azar e, até mesmo, os que acreditarem em superstições.

“Como todos os servidores ganham o mesmo salário, sustentar uma amante e participar de jogatina são indícios de que há dinheiro extra. Há uma conexão direta entre jogo, amantes e corrupção”, afirmou o coordenador de projetos para a China, da organização não-governamental Transparência Internacional, Ran Liao.

A fim de evitar a fuga de funcionários corruptos, as novas regras também estabelecem que os servidores deverão obter permissão para viajar ao exterior, impedidos de ficar fora além do previsto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!