Fim de expediente

Justiça Federal manda fechar bingos no interior de São Paulo

Autor

30 de junho de 2007, 17h28

Todos os bingos ainda em funcionamento nos 52 municípios que englobam a região de Ribeiro Preto, no interior de São Paulo, devem fechar as portas. A decisão é do juiz federal substituto Peter de Paula Pires, da 7ª Vara Federal de Ribeirão Preto. Ele determinou, ainda, 26 buscas e apreensões nos bingos, nas sedes das empresas que os administram e nas entidades esportivas aos quais os mesmos eram filiados.

O juiz atendeu pedido proposto em ação civil pública movida pelos procuradores da República Carlos Roberto Diogo Garcia e Andrey Borges de Mendonça, no início deste mês. O principal argumento é o de que não existe hoje no Brasil legislação que permita o funcionamento de bingos, portanto todos os estabelecimentos atuavam na ilegalidade.

De acordo com informações do Ministério Público Federal, nenhum dos bingos ainda em funcionamento possuía liminar na Justiça Federal. Alguns obtiveram liminares na Justiça Estadual, mas nenhuma delas incidia sobre a Caixa Econômica Federal ou a União. Por isso as liminares perderam a validade após a edição, pelo Supremo Tribunal Federal, da súmula vinculante que restringe à União a competência de fiscalizar e propor leis para regulamentar bingos. A súmula entrou em vigor no dia 6 de junho.

Segundo o procurador Carlos Roberto Diogo Garcia o juiz fez um cuidadoso levantamento antes de tomar sua decisão para verificar se alguma das casas ainda em funcionamento na região possuía liminar na Justiça Federal. “Quanto às liminares da Justiça Estadual, elas perderam a validade em virtude da súmula”, afirma Garcia. A decisão atinge casas de bingo ainda em funcionamento nos municípios de Ribeirão Preto, Barretos, Jaboticabal e Sertãozinho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!