Protesto oficial

Juíza autoriza réu a usar boné em protesto contra colega

Autor

26 de junho de 2007, 14h40

A juíza Zilmene Gomide da Silva Manzoli, do 2º Tribunal do Júri de Goiânia, autorizou o réu Manoel Elson Francisco da Conceição a usar boné durante a sessão de julgamento, na segunda-feira (25/6). De acordo com a juíza, a autorização foi em protesto contra a postura do juiz trabalhista, Bento Luiz de Azambuja Moreira, do Paraná. O juiz suspendeu, na semana passada, uma audiência porque o autor da ação calçava chinelos.

O fato foi veiculado na mídia nacional e causou grande repercussão. Tudo porque o magistrado, além de não permitir o uso de chinelos, afirmou que o calçado era incompatível com a dignidade do Poder Judiciário.

Para a juíza, não se trata de desrespeito ao Judiciário a pessoa comparecer a audiências trajando vestimentas simples. “Não pode ser considerada como desrespeito a atitude de pessoas simples, humildes e até mesmo ignorantes, que comportam não com desrespeito ao Judiciário, mas de acordo com suas possibilidades”, afirmou.

A juíza determinou que fossem encaminhadas cópias da ata da sessão às Associações dos Magistrados Brasileiros, do Estado do Paraná e de Goiás, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à OAB de Goiás. A intenção é que fique registrada sua indignação com a atitude do juiz.

No caso do julgamento no Tribunal do Júri, Manoel Elson Francisco da Conceição foi absolvido da acusação de homicídio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!