Sistema de busca

Google pode fazer nova reclamação da Microsoft nos EUA

Autor

26 de junho de 2007, 0h00

A Microsoft espera que a rival Google Inc. faça uma reclamação junto a um juiz federal dos Estados Unidos argumentando que as mudanças no sistema operacional Windows Vista não são suficientes para acabar com a preocupação de que as funções de busca coloquem o Google e outros sites em desvantagem.

Um porta-voz da Microsoft disse à agência Reuters, nesta segunda-feira (25/6), que advogados da Google indicaram que uma reclamação seria feita para a juíza Colleen Kollar-Kotelly, que supervisa o acordo antitruste da Microsoft.

Na semana passada, a empresa de Bill Gates aceitou fazer modificações no sistema operacional Windows Vista em resposta às acusações da Google de que o programa violava o acordo antitruste.

No começo do mês, a Google ajuizou na Justiça norte-americana uma queixa antitruste contra o sistema de busca da Microsoft. A gigante da internet alegava que o Vista torna difícil para os consumidores utilizarem aplicações de busca de empresas rivais, como as fornecidas pela Google e outras empresas.

A queixa da empresa é baseada em regras definidas em 2002 por um acordo judicial firmado entre a Microsoft e as agências antitruste do governo dos Estados Unidos.

A busca dentro do computador, conhecida como “Procura Instantânea”, permite que os usuários procurem conteúdos no disco rígido de sua máquina. Companhias de internet a vêem como uma ferramenta chave para construir lealdade com o consumidor.

Em março deste ano, Thomas Rubin, um dos diretores jurídicos da Microsoft, acusou formalmente a Google de estar praticando deliberada violação de direitos autorais. O advogado americano afirmou que a gradual entrada do Google no mercado de novas mídias está causando grandes prejuízos aos editores de livros, vídeos e software.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!