Banho-Maria

Tabeliães concursados querem assumir vagas em Minas Gerais

Autor

25 de junho de 2007, 18h44

Os 449 aprovados em concurso público para tabelião em 700 municípios de Minas Gerais questionam a demora do governador Aécio Neves (PSDB) em delegar ato do Tribunal de Justiça mineiro que os homologou, em março, para o cargo. A designação do Executivo é a última etapa para a assunção às vagas. A lista com os nomes dos aprovados teria sido remetida a Aécio ainda em abril.

Conforme legislação, é ato exclusivo do chefe do Executivo outorgar as serventias notariais e de registro que tiveram seus concursos de remoção e ingresso encerrados e homologados.

Enquanto os concursados não assumem as vagas, elas são ocupadas por notários indicados em caráter precário. A alternativa fere a Constituição Federal, que não autoriza substitutos por mais de seis meses nos cartórios.

Desde a promulgação da Constituição em 1988, esta é a segunda vez que é feita seleção pública de tabelião em Minas Gerais. A primeira foi em 2000.

Pela via política a comissão de representantes dos aprovados protocolou ofício ao governador em abril pedindo esclarecimentos sobre a demora e acionou o líder do PSDB na Assembléia Legislativa para interceder a favor do grupo. Ambas as iniciativas ainda não surtiram resultado.

No Congresso Nacional tramita a Proposta de Emenda Constitucional 471/05 do deputado federal João Campos de Araújo (PSDB/GO) que visa a efetivar os interinos em cartório. Em maio, o presidente da câmara Arlindo Chinaglia (PT/SP) autorizou a criação de Comissão Especial destinada a dar parecer sobre a PEC.

INQ 1.0000.07.451719-4/000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!