Prova com obstáculos

Liminar que classificava cavaleiro para o Pan é suspensa

Autor

25 de junho de 2007, 19h26

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu liminar que garantia uma vaga ao cavaleiro Vitor Alves Teixeira na equipe de hipismo do Brasil que participará dos Jogos Pan-americanos.

A seleção de hipismo passa agora a ser composta pelos pré-convocados, Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves, tendo como reservas César Almeida, Pedro Veniss e Karina Johannpeter.

O desembargador Siro Darlan de Oliveira suspendeu nesta segunda-feira (25/6) a liminar que assegurava ao cavaleira a participação na disputa que começa no dia 14 de julho. A decisão contra a Confederação Brasileira de Hipismo havia sido proferida pela juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 5ª Vara Cível, na Barra da Tijuca (RJ), na terça-feira passada (19/6). A multa estipulada pela juíza era de R$ 50 mil. O cavaleiro avisou que irá analisar a nova decisão para tentar reverter o resultado.

Teixeira argumentava que CBH mudou a regra no meio das seletivas para o Pan: os cavaleiros não poderiam ter mais de 28 pontos perdidos e nem serem eliminados em nenhuma das provas do processo de seleção.

Ao final das seletivas, apenas um cavaleiro, César Almeida, conseguiu ficar dentro do critério estabelecido. Segundo Teixeira, os outros dois conjuntos foram escolhidos por critérios subjetivos.

Segundo o presidente da confederação, Maurício Manfredi, a liminar de primeira instância continha “inverdades” ao dizer que a mudança do índice era dele. Teixeira tinha ficado em segundo lugar nas seletivas encerradas no dia 3 deste mês.

Lúcia Maria Santa Cruz, chefe de equipe de saltos do Pan, escolheu Karina Jonhampeter, herdeira do grupo Gerdau, pelos critérios subjetivos. No Pan de Santo Domingo em 2003, Karina, então com 19 anos, sofreu uma queda com seu cavalo e teve o pior desempenho entre os brasileiros. O outro atleta convocado foi Veniss, que não entrou na seletiva porque participa do circuito europeu. Atualmente, ele é o número 70 do ranking mundial.

2007.209.006063-6

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!