Análise econômica

Jairo Saddi lança livro sobre direito e economia em São Paulo

Autor

25 de junho de 2007, 18h11

O especialista em Direito Econômico, Jairo Saddi, lançará na terça-feira (26/6) o seu novo livro Crédito e Judiciário no Brasil: Uma análise de Direito & Economia. A obra aborda, entre vários pontos, a importância que o Judiciário tem no processo de oferta de crédito no país, atualmente considerada escassa.

Saddi trata também da relação entre o Poder Judiciário, o Direito e o crédito no Brasil e de sua contraposição ao desenvolvimento econômico. De acordo com o autor, enquanto a relação entre o desenvolvimento econômico e crédito é mais conhecida na literatura acadêmica, a sua abordagem jurídica tem sido sistematicamente desprezada como mera conseqüência das reformas institucionais.

Ele trata, ainda, da proteção dos direitos de propriedade do credor, em especial por causa da Lei de Falências, Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005. Segundo o autor da obra, a lei criou a necessidade de aprofundar a discussão jurídica sobre o mercado de crédito porque alterou apenas a preferência legal do credor com garantia real no concurso falimentar.

Os recursos da venda do livro serão revertidos para financiar bolsas de estudos no Ibmec São Paulo.

O autor

Jairo Saddi é especialista em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Serviço

Lançamento: 26 de junho

Horário: 19h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman

Rua Uberabinha S/N, Vila Olímpia — São Paulo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!