Acordo com réu

Advogado lança livro sobre novo modelo de Justiça criminal

Autor

24 de junho de 2007, 0h01

O advogado Leonardo Sica lança no dia 25 de junho, em São Paulo, o livro Justiça Restaurativa e Mediação Penal. O livro explica o conceito de Justiça Restaurativa e como o método pode ser aplicado.

A Justiça Restaurativa no campo criminal usa a mediação para resolver conflitos. O modelo já é aplicado em vários países. No Brasil, a metodologia começou a ganhar força por sugestão do Ministério da Justiça. Em caráter experimental, várias cidades brasileiras já adotaram esse modelo — Porto Alegre e São Caetano do Sul, entre outras. Algumas iniciativas contaram com financiamento do próprio Ministério da Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, informa o autor.

“Esse é um novo modelo de Justiça Criminal, inserida num contexto moderno, eficiente e humano, por meio do aumento da participação popular na gestão pública do crime”, afirma Leonardo Sica.

O autor

Leonardo Sica é advogado criminalista em São Paulo, graduado pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito Penal. É fundador do Instituto Panamericano de Política Criminal (Ipan) e autor do livro Direito Penal de Emergência e Alternativas à Prisão.

Serviço

Justiça Restaurativa e Mediação Penal

Lançamento: 25 de junho

Horário: às 19h

Local: Livraria da Vila — Alameda Lorena, 1731, São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!