Remédio amargo

Na Espanha, juíza dá guarda ao pai para que filha perca medo dele

Autor

24 de junho de 2007, 0h00

Uma juíza de Manresa (Barcelona) optou por uma decisão inusitada: concedeu ao pai a guarda de uma menina de oito anos que tem medo dele. “É a melhor solução para que a pequena supere a fobia e perca a aversão que sente”, afirmou na decisão. Quem conta a história é o El País.

Segundo o pai, a menina se esconde quando o vê. A juíza responsabilizou a mãe pelo medo e a proibiu que ela chegue perto da garota pelos próximos seis meses. A contundente resolução em favor do pai não é comum na Justiça espanhola, que geralmente dá ganho de causa à mãe. No entanto, o Juizado de Primeira Instância Número 4 de Manresa deu razão ao pai em quase todas as alegações.

Os seis peritos que analisaram a menina avaliaram que ela sofre uma “severa fobia” de seu pai. Os especialistas não concordam quanto a origem do problema. Alguns entenderam que o pai ameaçava a mãe. Outros entenderam que a causa foi a perniciosa influência da mãe e da sua família, que criaram na menina uma idéia negativa sobre ele.

Como o mais conhecido dos especialistas do grupo, José Manuel Aguilar, entendeu pela segunda tese, a juíza atendeu a proposta do pai e concedeu a guarda a ele.

Para que a mudança não seja traumática, ficou decido que a menina deve morar com os avôs paternos. O pai poderá visitá-la, mas não deve dormir na casa. Segundo os peritos, depois de um tempo, ela deve perder o medo e ir morar com ele, que é médico de profissão.

Em outro processo penal, ficou evidente que existem indícios de que a mãe cometeu crime de subtração e abano de menores. Em dezembro do ano passado, a mesma juíza concedeu a guarda provisória da menina ao pai. No entanto, a mulher desapareceu com ela.

Para que ela não seja raptada, a juíza determinou que a menina não pode sair da Espanha e que qualquer mudança de casa deve ser notificada à Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!