Nova diretoria

Celeridade é prioridade diz novo presidente do TRT-MA

Autor

23 de junho de 2007, 17h34

O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho é o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). Ao tomar posse, nesta sexta-feira (22), ele disse estar certo de que contará com a colaboração de magistrados e servidores para incrementar os dois principais focos de sua administração: maior celeridade aos processos e maior efetividade à prestação jurisdicional.

“Há de ser nossa prioridade a entrega de efetiva prestação jurisdicional e, conseqüentemente, pela confiança que tais resultados trazem, maior aproximação do Poder Judiciário com a sociedade”. Assume a vice-presidência a desembargadora Márcia Andréa Farias.

Oliveira afirmou ainda que o grande desafio da Justiça do Trabalho no Maranhão é atender com presteza à demanda crescente em todas as áreas, superando as dificuldades e até a omissão de outros agentes indispensáveis à prestação jurisdicional.

A ex-presidente Kátia Arruda fez um balanço de sua administração e destacou que se esforçou para fazer do TRT do Maranhão um dos melhores do país. Elencou algumas das ações realizadas em sua administração. Disse que o gestor público precisa prestar contas de suas ações. Na área jurisdicional, destacou entre os projetos a instalação da Ouvidoria do TRT, a criação do Juízo Auxiliar de Precatórios e instalação de novas varas trabalhistas.

Antes da posse aconteceu a entrega da Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho a juristas e personalidades que se destacaram no Direito Trabalhista. Entre os homenageados estão ministros do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadores, deputados, secretários municipais, juízes trabalhistas, servidores do TRT-MA, entre outras personalidades.

Vice-presidente e corregedor por dois anos, Gerson de Oliveira disse que teve a oportunidade de instituir um atendimento direto aos cidadãos e advogados. Lembrou ainda que ao longo dos seus 66 anos, a Justiça do Trabalho vem se solidificando por cumprir a sua função de atender aos que a procuram, enfrentar os que promovem o trabalho escravo e infantil e pelos projetos de responsabilidade social que tem desenvolvido.

Ex-procurador do Estado do Maranhão, ex-procurador geral do Município de São Luís e advogado militante na Justiça do Trabalho, o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho tomou posse como juiz do TRT-MA em 2001. Antes de ser eleito presidente do Tribunal, ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor.

A vice-presidente e corregedora Márcia Andrea Farias da Silva foi procuradora do Trabalho da 16ª Região e tomou posse no cargo de desembargadora do TRT-MA em 2003. A magistrada vai ocupar os cargos de vice-presidente e corregedora do TRT no biênio 2007/2009.

Lista dos agraciados com a Comenda da Ordem Timbira

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

– Rider Nogueira de Brito (presidente)

– João Oreste Dalazen (corregedor)

– Maria Cristina Irigoyen Peduzzi

– Presidente do TRT-PI, desembargador Arnaldo Boson Paes, ex-juiz do TRT-MA

– Deputado federal maranhense Gastão Dias Vieira

– Deputada federal maranhense Nice Lobão

– Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha

– Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, José Joaquim Figueiredo dos Anjos

– Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira

– Desembargador Herbert Tadeu Pereira de Matos (TRT-PA)

– Desembargadora Maria das Graças Cabral Viégas (TRT-RJ)

– Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, promotor de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho

– Secretário Municipal da Fazenda de São Luís, Maria Suely Bedê Freire

– Secretário Municipal de Educação de São Luís, Moacir Mendes Feitosa

– Vice-reitor de Planejamento do Uniceuma, professor Carlos augusto Ancilon Cavalcante

– Juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes

– Juíza Substituta do TRT-CE e ex-servidora do TRT-MA, Maria Rosa de Araújo Mestres

– Juiz federal e ex-diretor do Fórum da Seção Judiciária do Maranhão, Roberto Carvalho Veloso

– Empresário maranhense Ilson Mateus Rodrigues

– Advogado José Maria Lusquinhos dos Santos (OAB-PA)

– Coordenadora do projeto de Erradicação do Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Patrícia Audi

– Antônio Manoel Costa Silva (servidor do TRT)

– Maurília de Melo Lopes (servidora do TRT)

– Jucineide Moreira Jacinto (servidora do TRT)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!