Ao modo chinês

Pequim cria tribunal exclusivo para Jogos Olímpicos de 2008

Autor

22 de junho de 2007, 17h49

O governo chinês criou, na quinta-feira (21/6), um tribunal exclusivo para resolver as disputas legais relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2008. A informação é da imprensa oficial da China.

“Como tribunal que tem jurisdição sobre a aldeia olímpica e os principais equipamentos desportivos, ele é responsável por criar um ambiente favorável para os jogos”, disse Tong Keke, responsável do Partido Comunista Chinês para supervisionar os tribunais locais na área olímpica.

“Estamos fazendo um esforço para assegurar o sucesso da preparação dos Jogos Olímpicos”, afirmou o dirigente comunista. O tribunal será usado durante os jogos, que acontecem entre de 8 a 24 de agosto de 2008, para resolver casos de venda ilegal de produtos oficiais e atividades comerciais associadas ao evento.

O grande desenvolvimento urbano de Pequim está gerando diversas questões judiciais. Seguindo a cartilha comunista de administração pública, o governo forçou milhares de moradores a abandonarem suas casas nas áreas que foram construídas obras de infra-estrutura.

Muitos reclamaram das indenizações insuficientes, agravadas pela disparada dos preços das casas e do custo de vida em Pequim. A despeito do tribunal, as autoridades afirmam que as compensações foram justas e que desconhecem a existência de queixas.

com Agência Lusa

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!