Ação atabalhoada

Erro de informação leva filho de Chacrinha à prisão

Autor

21 de junho de 2007, 14h34

Um erro de informação levou a Justiça a decretar a prisão de José Renato Barbosa de Medeiros, de 53 anos, filho do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Nanato, como é conhecido, vive em uma cadeira de rodas desde os 21, quando ficou tetraplégico. Ele foi confundido com um policial que deveria ser preso na segunda parte da Operação Hurricane, deflagrada na terça-feira (19/6) pela Polícia Federal.

Na denúncia apresentada à Justiça, Nanato foi apontado como policial civil e acusado de um crime que só servidores públicos podem cometer: facilitação de descaminho (termo jurídico para importação ilegal de produtos) de peças para caça-níqueis. Os policiais federais ficaram surpresos ao encontrá-lo em casa numa cadeira de rodas. Não sabiam que ele era deficiente físico.

O erro provocou a revolta do seu irmão gêmeo, o produtor e apresentador de TV Leleco Barbosa. “Isso é um absurdo.” A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo.

A polícia prometeu acertar a denúncia, mas manterá a prisão domiciliar, por considerar a possibilidade de Nanato ser um dos intermediários do esquema de pagamento de propinas. Segundo afirmam procuradores da República, o erro veio de uma informação passada pela Polícia Federal ao Ministério Público.

A Operação Hurricane 2, na qual foi detido o filho do apresentador, foi desencadeada para prender policiais do Rio de Janeiro, acusados de receber propina na máfia dos caça-níqueis.

A primeira parte da Operação Hurricane da Polícia Federal foi deflagrada no dia 13 de abril nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e no Distrito Federal para deter supostos envolvidos em esquemas de exploração de jogo ilegal (caça-níqueis) e venda de sentenças, após cerca de um ano de investigações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!