Correção devida

Encol não terá de pagar indenização por rescisão de contato

Autor

21 de junho de 2007, 12h41

Empresa que devolve dinheiro do cliente após rescisão de contrato de compra e venda de imóvel não tem de indenizar. O entendimento é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que livrou a Encol de pagar indenização por danos morais aos ex-clientes. O relator, ministro Aldir Passarinho Junior, afirmou não ver razão para novas penas além da devolução das parcelas já pagas com a devida correção.

O Tribunal de Alçada de Minas Gerais decidiu que a construtora, além da devolução das parcelas já pagas com a devida correção, deveria pagar indenização por danos morais pela quebra de contrato de venda de imóvel. O tribunal mineiro afirmou que o abalo emocional causado pela frustração dos compradores foi devido à própria fragilidade do negócio.

A empresa recorreu ao STJ. Afirmou que a decisão seria contra os precedentes da Casa, já que estaria afastada a possibilidade de nulidade ou anulabilidade do contrato de promessa de compra e venda por falta de arquivamento da incorporação do imóvel em cartório.

Os clientes da construtora alegaram que a rescisão do contrato seria cabível, até mesmo porque a construção foi interrompida e os prazos descumpridos, causando angústia e sofrimento aos clientes e gerando o dano moral. Além disso, para rever a decisão, seria necessário reexame de prova fática, o que é vedado pela súmula 7 do STJ, e não haveria contradição com a jurisprudência do tribunal.

No seu voto, o ministro Aldir Passarinho apontou que, segundo o posicionamento do STJ, a falta de registro não leva necessariamente à anulabilidade nem à nulidade do contrato. Após a rescisão ou o saneamento da falta do registro, não há razão para novas penas, além da devolução das parcelas já pagas com correção financeira adequada.

Além disso, segundo ele, o atraso nas obras não seria relacionado ao registro no cartório, mas à própria quebra da empresa. Como os compradores não trouxeram esse fato na inicial do processo, não podem apresentá-lo em recurso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!