Direito à saúde

Paciente do SUS em estado grave pode ir para hospital particular

Autor

20 de junho de 2007, 17h52

Paciente em estado grave, que não consegue vaga na rede pública, deve ser internado em hospital particular. O entendimento é do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O tribunal autorizou a internação particular de um desempregado até que haja disponibilidade de leito em algum hospital do Sistema Único de Saúde.

Em dezembro de 2006, o desempregado sofreu um Acidente Vascular Cerebral em sua casa. A família tentou interná-lo em vários hospitais da rede pública. Em nenhum deles havia vagas disponíveis. O desempregado foi levado ao Hospital particular Santa Luzia. Lá foi imediatamente internado na UTI.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reconheceu a falta de leitos para tratamentos intensivos. Declarou que os pacientes com necessidade de internação urgente entram em uma fila especial.

Para assegurar seu direito à saúde, o desempregado entrou com um Mandado de Segurança. O TJ-DF concedeu o pedido com base na gravidade do estado de saúde do paciente.

De acordo com os desembargadores, a saúde é um direito social previsto na Constituição. Cabe ao Estado garanti-la a toda a população, com políticas sociais e econômicas voltadas para a redução das doenças. “Se o SUS não está suficientemente aparelhado com recursos humanos e materiais, o cidadão em estado grave deve ser socorrido pela rede particular”, concluiu o Conselho Especial.

Conforme documentos juntados aos autos, os dias de internação particular ultrapassaram o valor de R$ 25 mil. Segundo os julgadores, o hospital poderá pedir o ressarcimento que considere devido em ação própria para esse fim.

Processo 002.014968-3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!