Novo posto

Asfor Rocha assume a Corregedoria Nacional de Justiça

Autor

15 de junho de 2007, 11h28

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça, assumiu nesta sexta-feira (15/6) o cargo de corregedor nacional de Justiça. A posse aconteceu no Bloco B do Anexo II do STF, às 10 horas, em Brasília (DF). Asfor Rocha substitui o ministro Antônio de Pádua Ribeiro.

O nome do ministro foi aprovado, em maio deste ano, pelo Plenário do Senado. Asfor é ministro do STJ há 15 anos. Dedicou 20 anos de sua vida à advocacia. Foi coordenador-geral da Justiça Federal e, em abril, deixou o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, atribuições que acumulou com as atividades de julgamento no STJ.

Além do corregedor, todos os demais membros eleitos para o Conselho Nacional de Justiça tomaram posse, inclusive a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie.

O CNJ é composto por 15 membros. As indicações para o Conselho são feitas pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Ministério Público da União e Ministério Público Estadual. O Conselho Federal da OAB indica dois advogados e dois cidadãos devem ser escolhidos pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. O mandato é de dois anos e a recondução é permitida.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!