Consultor Jurídico

Acusados de matar franceses vão a júri popular

15 de junho de 2007, 18h03

Por Redação ConJur

imprimir

Os acusados de matar os três franceses da ONG Terr’Ativa, em fevereiro deste ano, em Copacabana, vão ser levados a júri popular. A sentença de pronúncia foi proferida pelo juiz Sidney Rosa da Silva, do 3º Tribunal do Júri do Rio. Társio Wilson Ramires, José Michel Gonçalves Cardoso e Luiz Gonzaga Gonçalves de Oliveira serão julgados por triplo homicídio e furto qualificados e por tentar incendiar o apartamento das vítimas. O julgamento não tem data definida.

Christian Pierre Doupes, de 38 anos, a mulher dele, Delphine Douyère, de 36, e Jérôme Faure, de 42, foram mortos a facadas, no dia 27 de fevereiro, na sede da ONG Terr’Ativa, que atendia menores de rua. O filho de dois anos do casal escapou porque estava no apartamento onde a família morava, no mesmo prédio onde funcionava a organização. De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual, o crime foi planejado por Társio Ramires, funcionário da ONG, para acobertar desfalque de R$ 80 mil.

Os assassinatos, segundo o MP, foram cometidos com emprego de meio cruel e extrema brutalidade, de forma a impossibilitar a defesa das vítimas, e com o intuito de ocultar e assegurar a impunidade da prática de outros crimes. Ainda de acordo com a denúncia, na mesma data do crime, os réus subtraíram diversos bens e valores que estavam no cofre da organização. Para se livrar dos corpos dos franceses, os criminosos planejavam incendiar a sede da Terr’Ativa. O plano só não deu certo porque o grupo não encontrou fósforo.