Atividade ilegal

Operação contra financeiras ilegais é deflagrada pela PF

Autor

14 de junho de 2007, 12h38

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/6), a Operação Rússia. O objetivo é desarticular um esquema em que empresas do Rio Grande do Sul atuavam como instituições financeiras sem autorização do Banco Central. A informação é da Agência Estado.

O esquema era investigado desde março do ano passado. De acordo com a PF, as instituições conquistavam clientes e os faziam comprar ouro e aplicá-lo de acordo com um contrato parecido com o de uma conta poupança. Em determinado momento, apossava-se dos recursos aplicados. As principais vítimas eram instituições religiosas e de ensino, informam os agentes.

A Policia Federal informou, também, que o grupo contrabandeava ouro e moeda do Brasil para o Uruguai para liquidar operações de câmbio ilegal realizadas por doleiros de diversos estados brasileiros, contando com o apoio de agentes financeiros do país vizinho. Estimativas da Polícia apontam que mais de R$ 40 milhões tenham sido movimentados no esquema.

No último dia 7, o suposto líder da quadrilha, Alexander Dzioubanov, foi preso em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, quando transportava US$ 200 mil para o Uruguai numa BMW. A PF informa que na mesma ocasião também deteve o braço direito de Dzioubanov: João Rodrigues do Carmo.

Cerca de 140 policiais participam da operação para cumprir mandados de prisão e 23 de busca e apreensão no Estado do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Os presos devem ser indiciados por funcionamento de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!