Encontro jurídico

Juízes se reúnem para discutir administração da Justiça Federal

Autor

14 de junho de 2007, 0h01

Começa na quinta-feira (14/6), em São Luís, Maranhão, o I Encontro dos Juízes Administradores de Foro da Justiça Federal. O evento é organizado pela Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, Escola da Magistratura Federal da 1ª Região e Seção Judiciária do Maranhão.

Serão discutidos temas relacionados à Administração da Justiça Federal como O controle dos atos administrativos da Justiça Federal e a execução orçamentária” e “A direção do Foro como promotora da eficiência na prestação jurisdicional”.

Segundo o juiz federal Charles Renaud, presidente da Ajufer, o seminário reunirá os novos administradores das Seções Judiciárias da 1ª Região que foram empossados recentemente. “Estes diretores e vice-diretores terão a oportunidade de discutir assuntos que estão ligados diretamente com o dia-a-dia da administração dos Foros”, explica.

De acordo com ele, a intenção é melhorar cada vez mais o atendimento da Justiça Federal. O evento também vai tratar das principais demandas que são apresentadas pelos diretores dos Foros ao TRF-1ª Região. “São demandas de cunho principalmente administrativo, relacionadas aos recursos humanos, logística, dentre outros itens. Pontos que têm relação direta no trabalho prestado por servidores e juízes”, disse Charles Moraes.

Além dos diretores e vice-diretores dos foros das Seções Judiciárias da 1ª Região, também participarão do evento desembargadores federais, ministros do STJ e especialistas em Administração Judiciária.

Programação

A abertura do evento será feita pela presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Assusete Magalhães, às 9h, no Auditório da Seção Judiciária do Maranhão.

Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça e coordenador geral da Justiça Federal, Fernando Gonçalves, fará a palestra “Atuação do Conselho da Justiça Federal”.

A segunda conferência do dia, às 10h30, será feita pelo procurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado. Ele falará sobre “O controle dos atos administrativos da Justiça Federal e a execução orçamentária”.

Também na quinta-feira serão apresentadas conferências com os temas: “A direção do foro como promotora da eficiência na prestação jurisdicional”, pelo juiz federal Alexandre Vidigal de Oliveira; “Demandas das direções do Foro junto ao TRF-1ª Região”, pelo juiz federal Reynaldo Soares da Fonseca e “A experiência da administração da Justiça Federal em outras regiões”, pelo desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do TRF da 4ª Região.

O Encontro prossegue na sexta-feira (15/6), no Centro de Convenções do Calhau Praia Hotel — Avenida Litorânea. Neste dia, o corregedor- geral do TRF-1, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, falará sobre “As demandas das diretorias dos Foros junto à Corregedoria”. Já o Diretor da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, fará painel sobre a atuação da Escola da Magistratura.

Serviço

Data: 14 e 15 de junho

Local: Auditório da Seção Judiciária do Maranhão

Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, 300 — Areinha São Luís, Maranhão

Outras informações: pelo e-mail [email protected]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!