País irmão

OAB nacional discute em Cabo Verde ética na advocacia

Autor

13 de junho de 2007, 19h36

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil discutiu em Praia, capital de Cabo Verde, a ética jurídica e a arbitragem. A conferência aconteceu dia 8 de junho e contou com a presença de membros dos conselhos de advogados dos países de língua portuguesa.

O advogado Caio César Vieira Rocha, representante da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB, palestrou sobre ética na advocacia. A abordagem foi sobre a deontologia profissional do advogado, dimensão ética aplicada aos profissionais do direito que disciplina as regras de conduta por eles observadas.

O evento foi aberto pelo ministro da Justiça de Cabo Verde, José Manuel Gomes Andrade, e pelo presidente da ordem dos advogados de Cabo Verde, Arnaldo Silva. O bastonário de Guiné-Bissau, Armando Mango, falou das perseguições políticas sofridas pela categoria do país, que ainda não se recuperou da guerra civil.

Rogério Alves, bastonário de Portugal (OAP), o mais novo presidente da ordem portuguesa, discorreu sobre as prerrogativas do advogado. Enfatizou que a sociedade deve entender que elas não configuram benefícios, mas existem para proteger os próprios cidadãos.

No evento, foi defendida a importância da resolução alternativa de litígios como forma de desafogar o poder judiciário e dar celeridade à solução de conflitos. Os conferencistas foram recebidos pelo presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, no palácio da capital.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!