Briga das buscas

Google afirma que Windows Vista cria concorrência desleal

Autor

12 de junho de 2007, 0h01

A Google ajuizou, na Justiça norte-americana, uma queixa antitruste contra o sistema de busca da Microsoft. O gigante da internet reclama que o novo sistema operacional da Microsoft, Windows Vista, colocou seus rivais em uma desvantagem injusta.

Um documento de 50 páginas foi enviado em abril ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos pela Google, como informa o jornal Wall Street Journal. Procuradores regionais dos estados norte-americanos também receberam a reclamação.

De acordo com a Google, a Microsoft está violando um acordo antitruste. A empresa rejeita esta interpretação. “Não acreditamos que essa aplicação levante qualquer questão antitruste”, disse Brad Smith, advogado da Microsoft.

A Google alega que o Vista torna difícil para os consumidores utilizarem aplicações de busca de empresas rivais, como as fornecidas pela Google e outras empresas. A queixa da empresa é baseada em regras definidas em 2002 por um acordo judicial firmado entre a Microsoft e as agências antitruste do governo dos Estados Unidos.

A busca dentro do computador permite que os usuários procurem conteúdos no disco rígido de sua máquina. Companhias de internet a vêem como uma ferramenta chave para construir lealdade com o consumidor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!