Bastidores eleitoral

TV Cultura exibe mais um documentário sobre Eleições 2006

Autor

7 de junho de 2007, 14h57

A TV Cultura de São Paulo exibirá, nesta quinta-feira (7/6), às 20h40, o terceiro documentário de uma série de cinco produções sobre as eleições do ano passado. A produção desta noite, 72 horas, retrata os preparativos finais nos três dias que antecedem a votação.

A série Eleições 2006 — A construção da democracia lembra os dez anos da votação eletrônica no país, registra bastidores do processo eleitoral e mostra como e por quê o sistema eleitoral brasileiro se tornou referência para outros países.

72 horas

Com meia-hora de duração, a produção desvenda às 72 horas decisivas do processo eleitoral de 2006, de sexta-feira a domingo, em diversas regiões do Brasil e até no exterior. Há flagrantes do transporte das urnas eleitorais, inclusive via fluvial, até os rincões do país. No interior de Minas Gerais, uma gestante não se intimida em assumir a presidência de uma seção eleitoral.

Na sexta-feira, fiscais da Justiça Eleitoral recolhem as propagandas eleitorais irregulares nas ruas de diversas capitais. No sábado, destaque para os bastidores da Votação Paralela, uma votação simulada para combater a fraude em urnas eletrônicas. Em outro flagrante, os soldados das forças federais deslocam-se para as cidades onde a tranqüilidade pode não imperar no dia da votação.

No domingo, dia da eleição, acompanha-se os trabalhos de uma seção eleitoral da abertura até o encerramento. Também há registros da votação de brasileiros em postos eleitorais nas embaixadas em Buenos Aires e Barcelona. O vídeo lembra o tempo recorde em que o Tribunal Superior Eleitoral anunciou o resultado da eleição para presidente da República.

Na última quinta-feira (31/5), foi exibido o segundo documentário da série, mostrando o funcionamento da Justiça Eleitoral.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!