Plano Bresser

Imprensa cumpriu seu papel ao informar sobre Plano Bresser

Autores

7 de junho de 2007, 0h00

Mais uma vez a imprensa de nosso país prestou um serviço à nação, é certo que, sem a imprensa livre e cumpridora do seu papel social e informativo, milhares dos poupadores do Brasil não teriam propostas ações no afã de recuperas os expurgos do Plano Bresser.

Desde 20 de março, após artigo publicado na revista Consultor Juridico milhares de publicações foram desencadeadas no país, informando os procedimentos que os poupadores deveriam, e ainda devem proceder para evitar que quase R$ 2 trilhões de reais, (atualizados) sejam incorporados aos patrimônios das Instituições Financeiras em decorrência dos expurgos inflacionários, nos denominados Planos “Bresser e Verão”.

Foram quase 70 dias em que todos os meios de comunicação do país, prestaram diariamente o serviço ao povo brasileiro, talvez nunca visto no Brasil, nos sites de buscas da internet existem mais 6.000 matérias relacionadas ao tema.

O assunto gerou uma mobilização nacional, culminando com ações civis públicas, interpostas pelos entes com poder para representar o povo brasileiro, demonstrando, também, a importância da independência dessas instituições representativas.

Os advogados Alexandre Berthe e Danilo Montemurro, apesar de ficarem lisonjeados por algumas matérias publicadas, em que seus nomes foram citados como responsáveis pelo clamor público, entendem que, apenas cumpriram seu papel de cidadão brasileiro, porém, têm a consciência que, não são os únicos profissionais que atuam nessa área, pois há no Brasil inúmeros profissionais capacitados, tampouco são merecedores de qualquer agradecimento público em decorrência do tema abordado.

Os advogados registram que, se há no Brasil qualquer entidade que merece o agradecimento dos poupadores do Brasil, esta entidade chama-se imprensa, as matérias demonstraram que os meios de comunicação se empenharam profundamente na abordagem do tema, sem qualquer reportagem sensacionalista, pelo contrário, a gana dos jornalistas por um país mais justo está registrada em suas explanações.

A imprensa demonstrou, também, que agiu sempre com ética, inúmeras reportagens demonstraram que foram tentados diversos contatos com as Instituições Financeiras, Banco Central e outros, demonstrando a forma democrática que abordou o assunto.

Destarte, todos àqueles poupadores do Brasil, que desconheciam sobre seus direitos, não devem de forma alguma agradecer aos advogados Alexandre Berthe e Danilo Montemurro, pois certamente outros profissionais é que poderiam ter publicado o artigo inicial do assunto. Mas, os milhares dos poupadores do Brasil devem agradecer a imprensa do nosso Brasil, as entidades com poder representativo do povo brasileiro e ao Poder Judiciário, que ao longo dos anos já pacificou o entendimento sobre o dever das instituições financeiras em ressarcir o poupador dos expurgos inflacionários.

Por todo exposto, mais do que nunca, restou demonstrado a importância da imprensa livre do Brasil.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!