Consultor Jurídico

Comentários de leitores

91 comentários

Colegas, Na verdade o CANSEI já nasceu CANSADO...

clodoaldo (Advogado Sócio de Escritório)

Colegas, Na verdade o CANSEI já nasceu CANSADO.Manifestei nesta tribuna em artigo publicado recentemente, meu repúdio ao oportunismo de nossa OAB.SP, oportunismo que ficou pior que o soneto, a Praça da Sé que o diga. Nosso direito de crítica é sagrado, temos duas orelhas com função auditiva, servem para aplausos e vaias, as duas, ainda que nosso OTORRINO MAIOR de plantão permaneça ausente e isolado na surda Brasília. Lamento posicionamentos bairristas que não levam a nada e a OAB enquanto instituição séria, não pode prestar-se a vassalagem pueril e a movimentos claramente partidários. Clodoaldo PACCE FILHO OABSP - LIVRE SEM CABRESTO

Não sou da dita classe abastada e aprovo o Cans...

Bira (Industrial)

Não sou da dita classe abastada e aprovo o Cansei. Quem em sã consciência é a favor de criar mais estados falidos, deixar ongs picaretas fazerem a farra com erário e permitir a cpmf atuando sobre pagamento de impostos, saude, comida e educação. Flagrante parcialidade. Cansei em voces !.

Meu caro Richard Smith Concordo que há uma esp...

Fernando (Professor Universitário)

Meu caro Richard Smith Concordo que há uma espécie de "teoria da conspiração" de alguns setores da mídia claramente vinculados ao governo, ao rotular como Golpe uma manifestação social. Pois o 'Fora FHC' também foi bradado à época que a situação era oposição.E percebo que esse dualismo maniqueista, próximo do senso comum, é o que move a mídia tanto a governista quanto a oposicionista. Por isso rechaço termos como "Petralha", ou "Tucanalha", pois são carregados de um sentido pejorativo que inviabiliza uma discussão aprofundada. Sem debates ao menos por hoje. Vamos nos concentrar no que nos irmana. A liderança do São paulo no brasileirão. Saudações tricolores.

Caro professor Fernando: Desculpe-me, mas cr...

Richard Smith (Consultor)

Caro professor Fernando: Desculpe-me, mas creio que o senhro emprega o termo maniqueista de forma errada, ou melhor dizendo mais afeita a um certo "senso-comum". A heresia maniqueia (desculpe-me, estou fora do Pais a servico e dispondo de um teclado sem acentos) ou maniqueista propugnava um certo dualismo entre o bem e o mal, que seriam assim forcas antagonicas e de igual potencia.(ja os grandes doutores da Igreja sempre consideraram tratar-se o Mal simplesmente de "um Bem menor"!) Mas, do jeito que se vulgarmente emprega o termo, "maniqueismo" parece ser a divisao pura e simples entre "bonzihos" e "malvados". Mas ainda que a sua definicao nao seja exatamente rigorosa, algum principio de realismo existe nela, pois e muito dificil se aproveitar algo que preste no (des)governo populista amoral, populista, desonetos (real e intelectualmente falando) e de cariz verdadeiramente autoritario "que ai esta". E creio que os dois melhores exemplos que posso citar sao a tentativa deveras agressiva de o governo tentar, atraves de seus numerosos esbirros "enragees" na midia, classificar um movimento convocado pela internet e formado por pessoas simples da classe media de "golpista", de "direita", "formado por banqueiros", etc. E o segundo foi a tao rapida e prestimosa atuacao do "corpo de inteligencia" da Forca nacional (?!!!) na apreensao e DEPORTACAO dos boxeadores cubanos desertores! Precisamos de mais, caro professor? Novamente, se o senhor puder contrariar as minhas assertivas acima, estou a sua inteira disposicao. Acolho e retribuo o seu abraco.

Prezado Richard Smith Somente sustento que tão...

Fernando (Professor Universitário)

Prezado Richard Smith Somente sustento que tão absurdo quanto rotular um movimento de golpismo simplesmente pelo fato dele ser contrário ao governo, é compreender a política de uma forma maniqueísta, algo dividida entre os bons e os maus. Essa postura inviabiliza debates na minha opinião, pois a política é algo bem mais complexo. Independentemente do governo em questão devemos conservar o senso crítico sempre, inclusive na análise dos nossos formadores ou deformadores de opinião. Fraterno abraço Fernando

Quando um petralha se vê incomodado com manifes...

Paranhos (Advogado Autônomo - Dano Moral)

Quando um petralha se vê incomodado com manifestações vindas da opinião pública, trata logo de dizer que é "golpismo", que são "elites" insatisfeitas. A verdade é que o Socialismo miserável já está saturando, pois, nele não cabe a divergência, a razão e muito menos a Liberdade. Leia-se a reportagem da revista VEJA sob o título "UM PERIGO CHAMADO MR-8", deste ano. Por que os socialistas não foram fazer companhia aos boxeadores cubanos deportados para o dono de Cuba? Por que não vão convencer aqueles dois infelizes que o Socialismo é bom? Cadê a solidariedade dos Petralhas com aqueles que, acreditando estar em um país livre, deram um pequeno brado de liberdade e foram rapidamente empacotados de volta para a ditadura Socialista? Aqueles dois cubanos, e os demais habitantes de Cuba tambem, que O SOCIALISMO VERMELHO É MISERÁVEL.

Ôps! Entre outros erros oriundos da dislexia ...

Richard Smith (Consultor)

Ôps! Entre outros erros oriundos da dislexia e da afoiteza ao teclar: "está essa gente" e não "ESTÃO essa gente". Sorry.

Ah, amigo Antoniel, esqueci de dizer: a) N...

Richard Smith (Consultor)

Ah, amigo Antoniel, esqueci de dizer: a) Nesse tempo da "escravização" do Brasil, passamos de um País eminentemente agrícoal para a OITAVA economia mundial; b) A carga tributária era de aproximadamente 21% do PIB (hoje pé de 48%); c) Havia o pleno emprego, como bem lembrou certa vez o Abortista/Excomungado sem-dedo em uma de suas louvações do Regime Militar na qual lembrou que peruas com auto-falantes percorriam os bairros operários - e também as portas de fábrica! - procurando quem quisesse preencehr as vagas que iam surgindo; d) não havia a criminalidade doentia que a todos nós assola e que nos faz ter medo de sair de casa (e de ficar nela também!) e) a corrupção de Andreazzas, Delfins "et caterva" era absolutamente fichinha ante essa "que aí está"; f) em que pese a existência da tão decantada censura, havia muita liberdde, com o surgimento de artistas "de protesto" como Chico Buarque, como o Grupo Opinião, como o do Teatro Arena, os jornais "Movimento", "Pasquim", etc., etc. etc. Aonde estão toda essa gente hoje em dia? "Babando no saco" do Demiurgo sem-dedo? Pense amigo, pense! Deve doer a cabeça um pouquinho no começo, mas vale a pena.

Caro Antoniel: Fiando-me na sua condição...

Richard Smith (Consultor)

Caro Antoniel: Fiando-me na sua condição de acadêmico reputo que você tenha relativamente pouca idade e que, nesta condição, seja mais uma vítima aguda da intoxicação ideológica que a mídia "golpista" (quá, quá, quá, quá!) dominada pelos esquerdistóides propicia, para dizer tanta bobagem. Dou como exemplo uma cena que ví numa recente novela da Globo ("Senhora do Destino", se não me engano) na qual se "reproduz" um evento que houve no Rio de Janeiro em 1968. Na tal novela, aparece uma multidão de pacíficos cidadãos, mulheres e jovens na sua maioria, com faixas e lemas, sendo impiedosamente ceifados pela metralha de ninhos de metralhadora, nas esquinas manejados por militares do EXÉRCITO! Bonito, não? Verdadeiramente "histórico" você não acha? O que pensarão os jovens como você que assistiram tais cenas? Ora, jovenszinhos idealistas e democratas sendo "massacrados" pelos gorilas milicos, não? Ocorre que tal evento , conhecido como "Sexta-Feira Negra", na verdade foi obra de manifestantes insuflados por agitadores e que enfrentaram a POLÍCIA, com o saldo de quatro mortos (um deles um PM) e dezenas de feridos. Eu, que vivi os dias precedentes à contra-revolução de 1964, pude constatar a enorme antipatia e revolta que o (des)governo Goulart/Brizola propiciava em amplos setores da população, principalmente na classe média (alguma analogia com a situação atual lhe ocorre?). A passeata que deu orígem ao movimento militar, repito, de cunho contra-revolucionário (Luiz Carlos Prestes, secretário-geral do PCB havia, jactantemente, informado a Moscou: "Estamos no poder embora ainda não estejamos no governo"!)foi uma das maiores manifestações já vistas no País antes dos comícios das Diretas-Já. Passar bem e "menas" amigo, "menas".

Caro professor Fernando (espero que não sej...

Richard Smith (Consultor)

Caro professor Fernando (espero que não seja "professor", como um certo que infesta este democrático espaço): quando o senhor conseguir afrontar os argumentos expostos pelos articulistas e colunistas citados, mas afrontar mesmo, poderemos conversar, se o senhro quiser, é claro. No mais, em sua homenagem, principalmente, reproduzo abaixo dois comentários do "blog" de REINALDO AZEVEDO, do dia de hoje (fique a vontade para contestá-los. Com argumentos porém, viu?): "NO PAÍS GOVERNADO POR BORAT, TEMOS BARAT Na Anac, temos Barat. E, na presidência, Borat. Josef Barat, o homem da Agência Nacional de Aviação Civil, disse ontem que viajou, sim, financiado pela TAM porque isso é do interesse do Brasil. Grande patriota! E afirmou que isso é corriqueiro no governo. Segundo ele, funcionários do Ministério da Fazenda e do Banco Central participam de eventos com passagens e hospedagem pagas por instituições financeiras. Fazenda e BC negaram, é claro... O Brasil é o Cazaquistão, e, no poder, está Borat Sagdiyev, o personagem do humorista Sacha Baron Cohen no filme de mesmo nome. É o que explica a afirmação de ontem de Luiz Inácio Lula da Silva de que não havia sido informado da gravidade do caos aéreo nas "últimas cinco eleições". A DIFERENÇA É QUE BORAT É ENGRAÇADO." (GRIFOS MEUS) e também: "O PT TOMA O QUE NOS PERTENCE E PEDE QUE SEJAMOS GRATOS QUANDO DEVOLVE O QUE É NOSSO Lula recebeu representantes das famílias dos mortos dos vôos da TAM e se comprometeu pessoalmente com o rigor nas investigações. Que país! O demiurgo se sente compelido a reafirmar que a lei vai ser cumprida. É mesmo uma piada. Num discurso, depois de comparar a situação da aviação a uma metástase, falou também que o setor está como cachorro de muitos donos, que morre de fome. Bem, ele é o chefe dos donos do cachorro. Como sempre, o homem se compromete com o que não é de sua alçada e tira o corpo fora dos assuntos que são de sua competência. Num discurso infame ontem, disse que ninguém o informou, nas cinco últimas eleições, do caos aéreo brasileiro. É delinqüência política. Ele disputou a primeira eleição presidencial em 1989. NINGUÉM PODERIA MESMO ADVERTI-LO DO PROBLEMA PORQUE ELE NÃO EXISTIA. Aliás, enquanto funcionava o DAC, o setor também funcionava. Eis aí: é a forma que ele tem de jogar a crise, que ele fabricou, no colo alheio. Se Jobim conseguir ao menos contorná-la, mais uma vez, Lula nos convidará a lhe sermos gratos por um problema que ele resolve - DEPOIS DE TÊ-LO CRIADO. Já foi assim com a especulação de 2002. O PT levou o dólar a R$ 4,00. E Lula se vangloria de, depois, tê-lo conduzido a R$ 1,80. O PT é assim mesmo: TOMA O QUE NOS PERTENCE E DEPOIS QUER QUE LHE SEJAMOS GRATOS POR DEVOLVER O QUE É NOSSO." (GRIFOS MEUS)

Há pouco li em um matutino que o tal movimento ...

Paulo Jorge Andrade Trinchão (Advogado Autônomo)

Há pouco li em um matutino que o tal movimento "Cansei" seria forjado por "golpistas sulistas", por óbvio que a crítica exasperou, contudo,nessa polêmica toda, contempla muito mais uma maneira de inflamar a sociedade brasileira para o imprevisivel, sendo assim, sou obrigado a concordar que trata-se de movimento golpista de irresponsáveis e inconseqüentes!

Acredito ser um erro misturarmos as coisas, da ...

Neno (Advogado Autônomo)

Acredito ser um erro misturarmos as coisas, da maneira como se tem abordado esta matéria. Uma coisa é o direito legítimo de qualquer classe social se manifestar contra algo que julga incorreto, ainda que este manifesto tenha se originado em Campos do Jordão. Não me consta que a mobilização seja um privilégio dos menos abastados, v.g., aquele maluco milionário do Bruno Maranhão que destruiu o congresso ano passado. Outra coisa é a absoluta ilegitimidade do Sr D'Urso, para em nome da OAB-SP, e portanto de todos os nela inscritos, posicionar-se politicamente, embora dissimuladamente. Sou um crítico do governo, mas respeito os colegas que o apoiam, e que certamente se vêem traídos, quando alguém em nome deles se posiciona contra suas convicções.

Meritos e, afins... ganchos e tabuas de salvaçã...

carranca (Bacharel - Administrativa)

Meritos e, afins... ganchos e tabuas de salvação... Toda essa perda de tempo em palavreados p/ nd servem... devemos empregar tds as energias p/ q/ aconteci/os c/o esses jamais ocorram e, principal/e, com tanta frequencia Paremos com essas querelas infantis e nos juntemos contra o monstro destruidor de vidas Sejamos sensatos

Com frases de efeito muito semelhantes as profe...

ANTONIEL (Estudante de Direito)

Com frases de efeito muito semelhantes as proferidas agora: "não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil”, foram os argumentos utilizados pela ditadura brasileira, no golpe de 1964! A escravização no Brasil, a criação de Latifúndios, etc.

Considerando os mentores intelectuais do senhor...

Fernando (Professor Universitário)

Considerando os mentores intelectuais do senhor Richard Smith, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, dá pra entender o baixo nível e a falta de fundamento de seus argumentos. Tão estúpido quanto sustentar que qualquer movimento contra o governo é golpismo é defender que a política no Brasil está dvidida entre os mocinhos e os "petralhas". Essa postura inviabiliza qualquer debate sério.

Cansei de ver cidadãs e cidadões morrendo de fo...

Regis (Professor Universitário - Dano Moral)

Cansei de ver cidadãs e cidadões morrendo de fome, cansei de ver os barões da indústria pressionando para a flexibilização dos direitos dos trabalhadores, cansei de ver gente comprando uma camisa por R$600 e um par de sapatos por R$ 2.000 na Daslu e, depois, arrotar champanhe francesa, cansei de ver tanto banqueiro canalha... de calhordas que pretendem solapar as instituições como as elites fizeram em 1964....cansei de tanto cansar.

Impõe-se ponderação no sentido de que a extrema...

Orlando Maluf (Advogado Sócio de Escritório)

Impõe-se ponderação no sentido de que a extrema- direita é tão nociva quanto a extrema-esquerda, o que vale dizer que, se a crítica procede em relação ao fulcro de alegada ilegitimidade da Seccional de São Paulo para liderar o movimento, não o é por ser de qualquer lado extremista. O argumento, tal como lançado, chega às raias de um patrulhamento tão odioso quanto à discriminação de entidades patronais que podem muito bem colaborar com campanhas sinceras que visem mostrar a indignação da sociedade contra os desmandos que a todos nos assola. Não ponho minha mão no fogo pela atual direção da OAB/SP, de quem publicamente divirjo em muitos aspectos, mas não admito o descredenciamento da entidade pela argumentação de cunho idealista eivada de preconceitos inaceitáveis.

É triste ver que qualquer movimentação que seja...

Juliana B. (Outros)

É triste ver que qualquer movimentação que seja feita em contradição aos interesses da situação, em qualquer tempo nesse país, seja vista como forma de golpe. (O pessoal tem que deixar as velhas manias de lado...) É uma manifestação apenas. Da mesma forma que o MST e a UNE faz. Aliás, da mesma forma não, pois não vejo menção a quebra-quebra, saques ou invasão. É tão somente uma manifestação pacífica de quem está cansado de tanta tragédia no Brasil, independentemente da sigla dominante no país - PT, PSDB etc. Mas é aquela velha história: se a carapuça lhe serviu e o calo doeu... Fazer o quê??

Cuidado canalhada! A classe média, o gigant...

Richard Smith (Consultor)

Cuidado canalhada! A classe média, o gigante silencioso (e pagador) está acordando!!! TREMEI, VAGABUNDOS!

Caro sr. Bruno, PeTralha: "NADA a dize...

Richard Smith (Consultor)

Caro sr. Bruno, PeTralha: "NADA a dizer, hein?" Quer dizer que o senhor acha que os assuntos aqui tratados não são sérios? E que os meus comentários acerca deles não servem? Ou será que servem...até DEMAIS, advindo daí a sua "raivinha", hein? "Bestas", "vazios" e até "ofensivos", entre outros nomes, foram como PeTralhas sempre alcunharam as DENÚNCIAS, com datas, circunstâncias, nomes, sobrenomes, RG´s e quantias, feitas por DIOGO MAINARDI na sua coluna e até as análises sempre certeiras de REINALDO AZEVEDO, o rei da lógica e do bom-senso, que no seu "blog" é um gentleman e não ofende ou permite que se ofenda a ninguém! A velha cortina de fumaça Petralha, que consiste me acusar nos outros os seus próprios pecados e crimes! O senhor é que devia nos poupar das suas idiotices desonestas, como somente aos PeTralhas soi de ser. PeTralhas, PeTralhas...

Comentar

Comentários encerrados em 8/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.