Povo cansado

Liderados pela OAB, entidades lançam Movimento Cívico

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26 de julho de 2007, 20h10

Um grupo de entidades da sociedade civil, lideradas pela OAB-SP, lança na sexta-feira (27/7) uma campanha publicitária chamada Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. A intenção do grupo é “sensibilizar” os brasileiros a pararem durante um minuto, às 13 horas do dia 17 de agosto, quando o acidente com o avião da TAM completará 30 dias. O slogan do movimento é “cansei”.

“Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil”, afirma Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB SP. A articulação inicial foi feita por um grupo de empresários, entre eles João Dória Jr., organizador de eventos, Sérgio Gordilho, presidente da agência África, e representantes da Fiesp. Mas só a OAB vai “assinar” os comerciais.

O protesto silencioso deverá reunir artistas, personalidades, empresários, formadores de opinião e representantes de várias correntes religiosas em frente ao prédio da TAM Express, em São Paulo. O grupo acredita que o gesto será replicado em outras cidades.

Na campanha, as peças publicitárias mostrarão pessoas de todas as idades, raças e classes sociais descrevendo situações e fatos que contribuem para a sensação de “caos”.

No site, também será possível fazer comentários e divulgar ações programadas para o dia 17 de agosto. A meta é gerar um fórum virtual que fomente a manifestação democrática.

As peças não levam a assinatura de agências ou produtoras porque resultam da contribuição voluntária de publicitários, câmeras, fotógrafos, atores e produtores. Os organizadores não querem que o movimento seja caracterizado como antigoverno. No entanto, os “alvos” declarados (crise aérea, corrupção, violência) estão relacionados de forma direta ao poder público.

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