Defesa do consumidor

Idec completa 20 anos com palestras e prêmios à cidadania

Autor

26 de julho de 2007, 17h12

O Idec está completando 20 anos de atuação na defesa dos direitos dos consumidores. A luta pela construção de uma consciência de consumidor, através de medidas educativas e ações contra empresas que desrespeitaram os direitos dos cidadãos, foi a forma encontrada para atuar durante essas duas décadas.

Para comemorar, o Idec organizou um ciclo de debates para discutir a importância da cidadania para a democracia. E lançou a segunda edição do “Prêmio Idec Construção da Cidadania”. O objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho de personalidades que, nas suas áreas de atuação, contribuíram ou contribuem para a afirmação da cidadania e da Justiça social no Brasil.

Nesta quinta-feira (26/7), acontece a cerimônia de homenagem aos vencedores. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, o jornalista da GloboNews e da CBN André Trigueiro e o grande Elio Gaspari estão entre os homenageados, mas não poderão comparecer à festa. Os três enviaram vídeos com mensagens de agradecimento. A cerimônia será encerrada com a mensagem de Elio Gaspari, que recebeu a premiação por sua atuação na defesa dos direitos dos cidadãos.

O Idec reconheceu a atuação do ministro Herman Benjamin na defesa do Direito do Consumidor e também do meio ambiente. O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello tinha sido escolhido pela sua atuação, mas se recusou a receber o prêmio. Agradeceu pela indicação e manteve a sua postura de nunca receber homenagens e participar de eventos públicos, a não ser que seja do STF.

O jornalista André Trigueiro será premiado também pela atuação em defesa do meio ambiente. Outras quatro pessoas receberão homenagem: a jornalista Beth Carmona, a integrante do Ministério Público Federal Ela Castilho, o professor especialista em questões que envolvem mudanças climáticas José Goldemberg e o advogado Josué Rios.

A primeira edição do prêmio aconteceu em 2002, durante as comemorações pelos 15 anos do Idec. Os homenageados foram Chico Pinheiro (jornalista), Dom Paulo Evaristo Arns (religioso), Maria Betânia Ávila (socióloga e ativista feminista), Sepúlveda Pertence (Ministro do STF), Sueli Carneiro (movimento negro), Ziraldo (cartunista) e Washington Novaes (jornalista).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!