Saída e entrada

Nelson Jobim cede e vai assumir Ministério da Defesa

Autor

25 de julho de 2007, 11h03

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim (PMDB) aceitou, na noite de terça-feira (24/7), o convite para assumir o Ministério da Defesa em substituição a Waldir Pires (PT). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a Folha, o anúncio da saída de Waldir Pires, desgastado por dez meses de crise aérea e pelo acidente com o Airbus-A320 da TAM, que matou quase 200 pessoas no último dia 17, deve ser feito no início da tarde desta quarta-feira (25/7) pelo governo federal.

A reportagem informa, ainda, que foi a terceira abordagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jobim desde a tragédia em Congonhas. Nos dois primeiros convites — feitos em março e na semana passada —, ele recusara a proposta. Jobim ouviu de Lula que terá liberdade para fazer as mudanças que considerar necessárias na Infraero e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Perfil

O ex-ministro também foi parlamentar, relator da Comissão Especial relativa à Denúncia contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, e relator da revisão constitucional entre 1993 e 1994. Antes, foi deputado Constituinte, pelo Rio Grande do Sul, entre 1987 e 1991 e ainda líder do PMDB, em 1989. Jobim foi, ainda, ministro da Justiça, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, entre janeiro de 1995 a abril de 1997.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!