Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Além do limite

Jornalista da Folha é detido em área do acidente da TAM

O repórter-fotográfico Rogério Casimiro, do jornal Folha de S. Paulo, foi detido na quarta-feira (18/7) enquanto trabalhava na cobertura do acidente da TAM. Levado ao 27º Distrito Policial, em Campo Belo, Casimiro chegou a ficar “de dez a 15 minutos” algemado. As informações são do site Comunique-se.

“Um policial mais antigo chegou e disse que não era o caso e mandou tirarem as algemas. Ficamos mais um tempo no camburão até chegarmos à delegacia”, explicou o repórter ao Comunique-se. A Polícia explicou que fez uso de “força moderada” para deter o jornalista que teria invadido a área do acidente. Contudo, Casimiro explica que não havia “um cordão de isolamento visível” onde estava.

“O policial chegou usando força extrema, me jogou no chão e tomou meu equipamento”. O oficial ainda teria apagado as fotos que o jornalista tirou, mas foi possível recuperá-las.

A Polícia solicitou que Casimiro entre em contato para explicar a denúncia de abuso de autoridade que deve gerar um inquérito. A reportagem tentou conversar com a advogada Marina Dias, que representa Casimiro, mas ela não quis fazer comentários. O jornalista afirmou que teve pequenas escoriações por causa da algema. Casimiro move uma ação contra o policial.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2007, 14h02

Comentários de leitores

8 comentários

Reporter fotográfico só se destaca quando ultra...

futuka (Consultor)

Reporter fotográfico só se destaca quando ultrapassa os limites legais! Então tirem suas conclusões..aos menos informados a vida de um reporter é e tem que ser assim e só funciona se for assim, um reporter não cria leis e nem tampouco pode (apesar de ter o dever)acompanhá-las senão sempre estando a margem para aproveitar a oportunidade que o "furo" lhe trará. Eu posso ler sem bola de cristal o "pensamento" de um reporter:>)"Puxa,,tô bem na fita!!" Mesmo sabendo que incorre em êrro, ele o faz, assim é e age um reporter fotográfico. Se há alguém aqui para me contestar - porfavor eu gostaria de ouvir. Boa sacada Conjur com a chamada "alem do limite" - faz parte.

Existe limite p/ repórter legalmente constituid...

Murassawa (Advogado Autônomo)

Existe limite p/ repórter legalmente constituido? Qual o papel do repórter, informar ou procurar a verdade? Existe código de conduta p/ repórter? Se feriu um desses princípios ele está errado.

EM tempo: A.C. Dinamarco, "por favor, menos"!

lu (Estudante de Direito)

EM tempo: A.C. Dinamarco, "por favor, menos"!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.