Dívidas para pagar

Família Mayrink Veiga leiloa seus bens nesta terça-feira

Autor

24 de julho de 2007, 16h12

Telas de Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Milton da Costa e Lasar Segall são alguns dos bens que serão leiloados, nesta terça-feira (24/7), às 21h, pela família Mayrink Veiga. A proposta é obter fundos para começar a pagar dívidas com o Banco Nacional e com o Banco do Brasil, que chegam a R$ 1,4 milhão e R$ 16 milhões, respectivamente.

Entre os quadros leiloados, está um retrato da socialite Carmen Mayrink Veiga, de 1959, pintado por Portinari. Há, também, porcelanas japonesas raras, duas esculturas de Agostinelli, entre outras preciosidades.

O leilão, que acontece no Rio de Janeiro, foi autorizado pelo juiz Oswaldo Henrique Freixinho, da 29ª Vara Cível do Rio, e será promovido pelos leiloeiros Soraia Cals e Evandro Carneiro. É resultado da reestruturação das dívidas da família com os bancos.

O casal Antônio Alfredo Mayrink Veiga e Carmen Terezinha Solbiati Mayrink Veiga fizeram parte da alta sociedade por décadas. Gastaram a fortuna obtida com a Casa Mayrink Veiga em viagens, obras de arte, roupas, entre outros luxos. A Casa Mayrink Veiga, dede a Guerra do Paraguai (1864), fornecia armamentos, munição e equipamentos para as Forças Armadas brasileiras.

Na década de 1990, a empresa da família começou a entrar em crise. Segundo Antônio Alfredo, o Tony, contou para a Veja Rio, os problemas começaram com o Plano Collor e o bloqueio de contas bancárias além da falência da empresa inglesa Ferranti, de um de seus sócios.

Hoje, os Mayrink Veiga tentam se livrar dos bens para pagar as dívidas que restaram dos anos de luxo. Têm, também, de conviver com limitações físicas que, dizem, a mudança do estilo de vida provocou. Tony teve um infarto e Carmen sofre de uma doença degenerativa semelhante à esclerose múltipla, que limita os seus movimentos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!