Ilegais legalizados

Cidade dos EUA dá carteira de identidade para ilegais

Autor

24 de julho de 2007, 19h15

A cidade de New Haven, em Connecticut, nos Estados Unidos, decidiu entregar documentos legais de identificação para imigrantes ilegais, na tentativa de tirá-los das sombras e poder assim tentar dar-lhes algum tipo de cidadania e melhores condições de vida. É a primeira vez na história, que uma autoridades americanas adotam uma medida deste tipo. As informações são do site Findlaw.

Nesta terça-feira (23/7) New Haven passou a distribuir cartões digitais de identificação para seus 125 mil residentes, incluindo os 12 mil imigrantes ilegais.

Com os cartões os imigrantes terão acesso a bens e serviços que são normalmente vedados aos ilegais, como a abertura de contas em bancos. Com isso, diz a prefeitura da cidade, os abandonarão a prática de andar dinheiro vivo em sacolas, diminuindo o risco de serem assaltados.

Segundo a polícia, a identificação também será uma tranqüilidade para que os imigrantes possam ir a uma delegacia e ajudar na identificação de criminosos. Os cartões darão aos imigrantes, também, o poder de se servirem dos serviços públicos de Justiça.

A decisão municipal suscitou uma questão de competência. O imigrante pode até abrir conta em banco, mas continua sujeito a ser expulso do pais. Horas após a distribuição das carteiras, a U.S. Immigration and Customs Enforcement, a polícia de imigração dos EUA, prendeu 30 imigrantes ilegais. A operação policial foi interpretada como “retaliação” pela prefeitura da cidade. Os agentes federais explicaram que a aprovação das carterinhas não se mistura com a determinação federal de prender os ilegais.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!