Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ilegais legalizados

Cidade dos EUA dá carteira de identidade para ilegais

Por 

A cidade de New Haven, em Connecticut, nos Estados Unidos, decidiu entregar documentos legais de identificação para imigrantes ilegais, na tentativa de tirá-los das sombras e poder assim tentar dar-lhes algum tipo de cidadania e melhores condições de vida. É a primeira vez na história, que uma autoridades americanas adotam uma medida deste tipo. As informações são do site Findlaw.

Nesta terça-feira (23/7) New Haven passou a distribuir cartões digitais de identificação para seus 125 mil residentes, incluindo os 12 mil imigrantes ilegais.

Com os cartões os imigrantes terão acesso a bens e serviços que são normalmente vedados aos ilegais, como a abertura de contas em bancos. Com isso, diz a prefeitura da cidade, os abandonarão a prática de andar dinheiro vivo em sacolas, diminuindo o risco de serem assaltados.

Segundo a polícia, a identificação também será uma tranqüilidade para que os imigrantes possam ir a uma delegacia e ajudar na identificação de criminosos. Os cartões darão aos imigrantes, também, o poder de se servirem dos serviços públicos de Justiça.

A decisão municipal suscitou uma questão de competência. O imigrante pode até abrir conta em banco, mas continua sujeito a ser expulso do pais. Horas após a distribuição das carteiras, a U.S. Immigration and Customs Enforcement, a polícia de imigração dos EUA, prendeu 30 imigrantes ilegais. A operação policial foi interpretada como "retaliação" pela prefeitura da cidade. Os agentes federais explicaram que a aprovação das carterinhas não se mistura com a determinação federal de prender os ilegais.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2007, 19h15

Comentários de leitores

4 comentários

No ocidente sómente dois países não mantinham a...

futuka (Consultor)

No ocidente sómente dois países não mantinham a lei da dupla cidadania até o recente governo FHC, foi o que quis dizer com recente o Brasil e Cuba que ainda não permite a dupla cidadania! Posso dar outras aulas a respeito, no entanto com relação ao povo americano ELES também vivem enganados a nosso respeito, o que vem mudando pois, o brasileiro iniciou um processo de cidadania, votando e participando de movimentos civicos naquelas comunidades, isso sim vem fazendo a diferença, tambem só estou comentando esse fato por ter familiares nascidos e que vivem naquele país, hoje fazem a ponte aérea (sem problemas com aeroportos)Cumbica-SP/USA_normalmente e com a dupla cidadania.

Se me contassem eu não acreditaria que um dia u...

Habib Tamer Badião (Professor Universitário)

Se me contassem eu não acreditaria que um dia uma cidade americana buscou a paz aos seus cidadãos. Dar aos imigrantes dignidade é um princípio só cultuado pelo povo brasileiro e nenhum outro...

alguém já soube de algum caso de brasileiro per...

Celsopin (Economista)

alguém já soube de algum caso de brasileiro perder a nacionalidade por ter outra cidadania? não entendi o que as leis brasileiraas de dupla nacionalidade tem a ver com o tema!?!?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.