Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Matança no Peru

Sobreviventes de massacre acionam ex-comandantes nos EUA

Por 

Duas mulheres que sobreviveram a um massacre contra 69 pessoas, ocorrido no Peru em 1985 e praticado pelo Exército, ajuizaram ações nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (19/7), contra dois ex-comandantes. Eles são acusados de crimes de guerra, tortura, crimes contra a humanidade e execuções. As informações são do site Findlaw.

As ações foram ajuizadas em cortes federais de Miami, na Flórida, e em Greenbelt, em Maryland, contra os comandantes Telmo Ricardo Hurtado e Juan Rivera Rondon, que lideravam unidades militares peruanas no chamado Massacre de Accomarca. O massacre ocorreu em 14 de agosto de 1985, num embate militar entre tropas do governo e membros do grupo marxista maoísta Sendero Luminoso. Morreram 26 mil pessoas.

“Os dois comandantes escaparam da justiça por muitos anos e devem agora responder pelas atrocidades que cometeram contra a população civil”, disse Pamela Merchant, diretora-executiva do Centro de Justiça, ONG baseada em São Francisco, e que ajuizou a ação.

As autoras da ação são Teofila Ochoa e Cirila Pulido, que tinham 12 anos quando ocorreu o massacre. Os documentos dão conta que os dois militares bloquearam as rotas de Accomarca. Hurtado esteve nos Estados Unidos, em 2002, e está preso em Miami, numa prisão federal, por ter falsificado seu visto. Rondon vive em Maryland.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 2007, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

nã ná nenê que a cuca vem pegar..que istórinhas...

futuka (Consultor)

nã ná nenê que a cuca vem pegar..que istórinhas essas mocinhas ouviram e estão distrinchando só agora, pois tinham 12 aninhos quando ocorreram certos fatos,,blá, blá - pior é que agora cola pois o cara está "em cana", por outros motivos e isso gera notícias e valoriza algum livro de bolso, etc - até que a justiça chega nos finalmentes, daí o jogo vira de verdade, então complica a istórinha com a exigencia de provas reais e não blá, blá - êi êi U.S.êi

Comentários encerrados em 28/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.