Censura do tio Sam

Senado dos EUA aprova lei que censura programas de televisão

Autor

20 de julho de 2007, 16h02

Um dos comitês do Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (19/7), lei pela qual o governo retoma sua autoridade para multar televisões e rádios que exibam programas considerados indecentes. As informações são do site Findlaw.

O Comitê de Comércio, Ciência e Transportes do Senado norte-americano aprovou lei que desfaz as apelações judiciais que vinham invalidando a Comissão Federal de Comunicações. A idéia é combater frontalmente programas que exibam o que a comissão chama de “aberrações sexuais” e banir, por exemplo, duas gírias, em inglês, que são sinônimos de ato sexual e sexo oral, que vinham sendo usadas com bastante freqüência, sobretudo por comentaristas políticos das rádios e tevês.

A rede Fox de rádio e TV havia ajuizado essas ações para que seus comentaristas continuassem usando as duas gírias. Por dois votos a um, o 2º Circuito de Apelações de Nova York havia barrado o poder de o governo censurar, atendendo assim ao pedido judicial da Fox. A resposta do governo a isso foi a aprovação, nesta quinta-feira, da Lei de Proteção às Crianças contra Programação Indecente, dos senadores democratas Jay Rockefeller e Mark Pryor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!