Acordo fechado

Empresa e consumidor participam de mutirão de conciliação em SP

Autor

15 de julho de 2007, 0h02

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta sexta-feira (13/7) mutirão de conciliação no Juizado Especial Cível do Fórum de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo. Das 102 audiências agendadas, 88 foram feitas — o que corresponde a 86% do total. Dos casos analisados, foram feitos 64 acordos ou 73% dos processos.

As audiências são de processos indicados pelas próprias partes em uma reunião com a Corregedoria-Geral de Justiça de São Paulo. Entre as 19 empresas participantes estavam a Eletropaulo, Sabesp, Claro, Tim, Telefônica, Bradesco, Santander, Unibanco, Itaú e algumas financeiras.

A responsável pelo Juizado de Pinheiros é a juíza Laura Mota Lima de Oliveira Macedo. Segundo ela, “mutirões como esse são uma ótima saída para desafogar o Judiciário e dar uma resposta rápida às partes”. Havendo conciliação, o acordo é homologado na hora pelo juiz, o que põe fim ao conflito de maneira definitiva, já que a homologação exclui a possibilidade de recurso.

A unidade conta hoje com 14 mil processos em andamento e costuma realizar 30 audiências por dia. O mutirão foi realizado em oito salas distribuídas em dois andares do fórum e contou com o apoio de seis conciliadores e dois juízes. Os trabalhos também foram acompanhados por Ricardo Cunha Chimenti, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça. A previsão da Corregedoria é que outros mutirões em juizados especiais da capital sejam realizados até o fim deste ano.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!