Furacão 2

Policial preso na Operação Hurricane vai continuar preso

Autor

13 de julho de 2007, 19h17

Um policia civil preso na segunda etapa da Operação Hurricane, da Polícia Federal, vai continuar preso. A decisão é do ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, presidente do Superior Tribunal de Justiça. O pedido já havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O processo corre em segredo de Justiça.

O ministro aplicou ao caso o conteúdo da Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o texto, “salvo excepcionalíssima hipótese de ilegalidade manifesta ou abuso de poder, não cabe Habeas Corpus contra decisão que denega a liminar em outro Habeas Corpus, sob pena de indevida supressão de instância”. Para o ministro, como não há ilegalidade na decisão do TRF, não há porque conceder a ordem.

O processo segue agora para o Ministério Público Federal, que vai emitir parecer. Em seguida, ele volta ao STJ para ser julgado no mérito pela 5ª Turma. A relatora é a ministra Laurita Vaz.

A Operação Hurricane II foi deflagrada em junho pela PF. Foram cumpridos 37 mandados de prisão, a maioria contra policiais civis e federais, acusados de receber mesadas entre R$ 3 mil e R$ 30 mil para dar proteção ao jogo ilegal. Na ocasião, a Polícia prendeu equivocadamente José Renato Barbosa de Medeiros, de 53 anos, filho do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Nanato, como é conhecido, foi confundido com um policial envolvido no esquema.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!